quarta-feira, 13 de setembro de 2017

RU 1952745 MARCOS

A TECNOLOGIA AMPLIANDO NOVOS HORIZONTES
Por - Marcos Eduardo da Silva
Polo – Sítio Cercado

Data - 13/09/2017
http://noticias.r7.com/educacao/inclusao-escolar-ainda-e-ponto-polemico-no-plano-nacional-de-educacao-23112014


          O avanço da tecnologia contribui cada vez mais para a inclusão das crianças com deficiência. Softwares, equipamentos de comunicação alternativa, materiais e diversos outros itens ampliam a habilidade funcional das crianças, tornando-se ferramentas úteis para a independência e o aprendizado.

          Um exemplo é o sistema chamado JAWS instalados nos computadores com o sistema Windows é um software criado para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Ele é composto por um sistema que lê as informações dispostas na tela e por um sintetizador de voz para reconhecer comandos executados pelo usuário. Com o auxilio deste software, crianças com deficiência visual podem usufruir dos recursos de informática e navegação na internet com mais facilidade e sem auxilio de outras pessoas.
           Ele pode ser usado por qualquer criança basta ela, saber manusear o mouse e o teclado do computador, geralmente com quatro anos a criança já consegue usá-lo, Por ser fácil de consegui-lo e gratuito, o Diretor Rodrigo Campus resolveu levar esse software para a sua escola no interior do Paraná, cidade de São José da Boa Vista e lá tentar fazer com que seus alunos com deficiência visual aprendessem sua matéria com mais facilidade, a iniciativa deu certo, pois os alunos aprenderam facilmente, como era uma novidade, tudo era muito divertido e assim aumentou o interesse daqueles que tinham mais dificuldade, O Diretor então fez uma reunião na escola e contatou os pais para contar sobre o grande passo que a escola tinha dado em relação à educação dessas crianças. O diretor veio notando as melhorias e afirmou com toda certeza que “com o JAWS nossos alunos com inclusão serão capazes de aprender com mais qualidade, irão se interessar por livros, notícias, apresentar trabalhos, além de conhecer novas histórias e grupos de estudos pelo computador” o professor já passa provas para os alunos e até lições de casa, e notou também que os alunos estão mais dedicados e participativos em sala de aula, diferente de quando não tinha o sistema na escola
           Os pais abraçaram a idéia e colocaram em suas casas. Rapidamente começou a ser usado por outros professores em outras escolas, porque quando assunto se trata de inclusão e educação na escola eles não medem esforços, agora cada vez mais alunos com a deficiência começaram a usar em suas casas e na vida escolar, o que precisa é ter esse espaço em lugares fechados e trazer cada vez mais facilidades para esses alunos.
        O Jaws não tem nenhuma desvantagem, os Pais já sabem mexer com seus filhos, sua principal função é proporcionar uma experiência que o deficiente nunca teve e que ele consiga aprender coisas novas, melhorando a vida do deficiente em casa e na escola, já que eles passam por muitas dificuldades em sua rotina.
        O Jaws não pensa em lucros e sim como a tecnologia pode ajudar essas crianças a “verem” um mundo de uma forma diferente, a expansão do Jaws foi tão grande que outros sistemas parecidos foram criados com o mesmo intuito. Famílias que antes não sabiam como estimular seus filhos e que de alguma forma se sentiam culpados por não saberem lidar com aqueles problemas estão mais confortados e já sentiram muita diferença em seus filhos, ficaram mais curiosos, inteligentes e automaticamente mais felizes. Em menos de um ano de JAWS já foram colocados mais de um milhão de computadores nas Universidades e Escolas de todo Brasil com o sistema Jaws já instalado. Os professores já estão preparados, esperando cada vez mais alunos para se aprofundarem nesse mundo tecnológico que todos nós adoramos se conectar.
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário