A TECNOLOGIA AMPLIANDO NOVOS
HORIZONTES
Por - Marcos Eduardo da Silva
Polo – Sítio Cercado
Data - 13/09/2017
http://noticias.r7.com/educacao/inclusao-escolar-ainda-e-ponto-polemico-no-plano-nacional-de-educacao-23112014
O avanço da tecnologia contribui cada
vez mais para a inclusão das crianças com deficiência. Softwares, equipamentos de
comunicação alternativa, materiais e diversos outros itens ampliam a habilidade
funcional das crianças, tornando-se ferramentas úteis para a independência e o
aprendizado.
Um exemplo é o sistema chamado JAWS instalados nos computadores com o
sistema Windows é um software criado para acessibilidade de pessoas com
deficiência visual. Ele é composto por um sistema que lê as informações
dispostas na tela e por um sintetizador de voz para reconhecer comandos
executados pelo usuário. Com o auxilio deste software, crianças com deficiência
visual podem usufruir dos recursos de informática e navegação na internet com
mais facilidade e sem auxilio de outras pessoas.
Ele pode ser usado por qualquer criança
basta ela, saber manusear o mouse e o teclado do computador, geralmente com quatro
anos a criança já consegue usá-lo, Por ser fácil de consegui-lo e gratuito, o Diretor
Rodrigo Campus resolveu levar esse software para a sua escola no interior do
Paraná, cidade de São José da Boa Vista e lá tentar fazer com que seus alunos
com deficiência visual aprendessem sua matéria com mais facilidade, a
iniciativa deu certo, pois os alunos aprenderam facilmente, como era uma
novidade, tudo era muito divertido e assim aumentou o interesse daqueles que
tinham mais dificuldade, O Diretor então fez uma reunião na escola e contatou
os pais para contar sobre o grande passo que a escola tinha dado em relação à
educação dessas crianças. O diretor veio notando as melhorias e afirmou com
toda certeza que “com o JAWS nossos alunos com inclusão serão capazes de aprender
com mais qualidade, irão se interessar por livros, notícias, apresentar
trabalhos, além de conhecer novas histórias e grupos de estudos pelo computador”
o professor já passa provas para os alunos e até lições de casa, e notou também
que os alunos estão mais dedicados e participativos em sala de aula, diferente
de quando não tinha o sistema na escola
Os pais abraçaram a idéia e
colocaram em suas casas. Rapidamente começou a ser usado por outros professores
em outras escolas, porque quando assunto se trata de inclusão e educação na
escola eles não medem esforços, agora cada vez mais alunos com a deficiência
começaram a usar em suas casas e na vida escolar, o que precisa é ter esse
espaço em lugares fechados e trazer cada vez mais facilidades para esses alunos.
O Jaws não tem nenhuma desvantagem, os Pais já sabem mexer com seus
filhos, sua principal função é proporcionar uma experiência que o deficiente
nunca teve e que ele consiga aprender coisas novas, melhorando a vida do
deficiente em casa e na escola, já que eles passam por muitas dificuldades em
sua rotina.
O Jaws não pensa em lucros e sim como a tecnologia pode ajudar essas
crianças a “verem” um mundo de uma forma diferente, a expansão do Jaws foi tão
grande que outros sistemas parecidos foram criados com o mesmo intuito. Famílias
que antes não sabiam como estimular seus filhos e que de alguma forma se sentiam
culpados por não saberem lidar com aqueles problemas estão mais confortados e já
sentiram muita diferença em seus filhos, ficaram mais curiosos, inteligentes e automaticamente
mais felizes. Em menos de um ano de JAWS já foram colocados mais de um milhão
de computadores nas Universidades e Escolas de todo Brasil com o sistema Jaws
já instalado. Os professores já estão preparados, esperando cada vez mais
alunos para se aprofundarem nesse mundo tecnológico que todos nós adoramos se
conectar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário