segunda-feira, 4 de setembro de 2017

A tecnologia a serviço da inclusão

 Edson Pereira da Cunha
RU 1556991
Uninter – Polo Sitio Cercado

Tecnologia a serviço da inclusão
Quando falamos em inclusão a primeira ideia que nos vem é “comunicação”, claro base do relacionamento humano, com isso precisamos relacionar e alcançar todas as pessoas independente de idade, sexo, raça ou nacionalidade. Como podemos notar atualmente o avanço tecnológico, vem aproximando pessoas das mais diversas formas através dos meios de comunicação, mas, infelizmente alguns anos atrás, algumas pessoas não partilhavam de um total relacionamento com a sociedade ou praticar as mesmas atividades, os deficientes, de diversas impossibilidades. Pensando nestas pessoas, principalmente nas crianças, como a tecnologia pode ajudar esses estudantes a inclusão no meio escolar e garantir sua cidadania. Para colaborar com a inclusão, hoje despomos de várias ferramentas tecnológicas para ajudar na comunicação e relacionamento com os estudantes, entre os mais comuns e alcance estão os aplicativos. Claro que, há muitos bons aplicativos que poderíamos colocar em pauta, selecionamos um aplicativo que vem nos últimos anos colaborando para melhorar a vida de mais de 20 mil pessoas, o LIVOX (do latim, liberdade e voz). 
O Livox consegue atender diferentes deficiências e doenças, como sequelas do AVC (Acidente Vascular Cerebral), a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)e autismo. Com o potencial de ajudar cerca de 15 milhões de brasileiros com dificuldade de fala. De acordo com Folha de S.Paulo, o “Livox foi reconhecido Pela ONU (Organização das Nações Unidas), que o premiou como a melhor tecnologia inclusiva do mundo”. 
O aplicativo é um dos pioneiros elaborado sobre um algoritmo que adapta o software ao usuário, isso acontece pois as capacidades motoras de quem usa pode variar muito. O programa permite solucionar os problemas relacionados aos toques imprecisos ou o arraste pela tela. O software reproduz em áudios textos digitados através de teclado virtual ou oferece a cpnstrução de orações como “Eu quero...” seguido de opções como “brincar”, “almoçar”, que, por sua vez, são sucedidos de botões com imagens e textos como “esconde-esconde” ou “macarrão”, respectivamente.
A eficácia do Livox, levou as escolas. No ano de 2014 a prefeitura do Recife adquiriu 5.000 licenças do software, que são utilizadas nas escolas municipais, com grande impacto no processo de inclusão desses estudantes. O Livox permite que os estudantes a qualquer momento possa expressar o que está sentindo, dando assim a sensação de liberdade. O uso do aplicativo pode aumentar por meio de uma parceria com as APAES (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), na qual poderá haver um desconto na compra de licença do software, o que nos leva a uma certa comparação, ou seja, se é um aplicativo ganhador de prêmios e que pode colaborar para o desenvolvimento das crianças com necessidades especiais, por que ser caro a compra do mesmo2 sendo esta a única desvantagem do aplicativo. Nessa parceria são esperados mais de 2.500 novos usuários, sobre as escolas privadas é bom ressaltar que a Lei de Inclusão escolar (Lei 13.146\2015), proíbe as escolas privadas de cobrar a mais de alunos com deficiência e determina que a mesma ofereça apoio profissional. 
Apesar do alto custo do aplicativo Livox, veio para dar auxilio e força as famílias dos estudantes melhorando a qualidade de vida e sua inclusão no meio escolar.

Referências bibliográficas: 










Nenhum comentário:

Postar um comentário