quarta-feira, 13 de setembro de 2017

RU 1738553 Julia Marcelina Gomes Ribeiro


TECNOLOGIA A FAVOR DA DEFICIÊNCIA VISUAL
Por (Julia Marcelina Gomes Ribeiro, RU 1738553)
Polo Sítio Cercado – Curitiba
Data (ex. 13/09/2017)



 Fonte: Unicamp



Estudos apontam que mais de 6,5 milhões de pessoas tem deficiência visual, desse total 500 mil são cegos, estudiosas dizem que 80% das escolas brasileiras ainda têm a necessidade de recursos visuais para aprendizagem. Por isso torna uma barreira á educação de crianças cegas, causando uma divergência nos avanços da tecnologia para os deficientes, já que a integração entre o ensino e sistema de informação esta muito longe de um ideal, portanto a necessidade da intervenção no ensino das crianças nos primeiros anos da escolaridade.

Minimatecavox esse é o nome do aplicativo desenvolvido na Unicamp, o aplicativo deve ajudar crianças com deficientes visuais no aprendizado da matemática, é um programa simples que executa, por meio do comando de voz. Com atividades complementares de divisão, subtração, somatória e resolução de problemas. O pesquisador e tecnólogo em informática Henderson Tavares De Souza quem desenvolveu, no ano de 2014, além de pesquisador Henderson é professor em uma escola de ensino fundamental em São Paulo. Mas o que levou esse pesquisador a desenvolver esse programa? Henderson explica que por meio de pesquisas e avaliações nas instituições de ensino regular pode se notar que há uma carência muito grande na área da matemática principalmente para crianças portadoras de deficiência visual. Surgiu à proposta de aprimorar o ensino para essas crianças, existem sim muitas iniciativas voltadas para essa situação, mas a grande maioria é voltada para ensino superior.
Esse programa é voltado para crianças com idades de seis anos e matriculado no ensino fundamental, ele traz atividades elementares da matemática que torna o ensino mais lúdico, agradável e principalmente motivador. As atividades contemplam tanto a matemática, como a inclusão digital, recreação que são de total importância na fase inicial escolar. O que torna o aplicativo mais atraente é o fato de ser utilizado com vozes humanas incluindo vozes de crianças da mesma idade, tudo isso com intuído de tornar essa experiência do deficiente visual mais agradável e motivadora.
O aplicativo foi estruturado em 20 aulas ,cada aula tem 15 atividades, perfazendo um total de 300  atividades, o minitecavox é para ser utilizado como recurso complementar na disciplina de matemática , sua lógica foi elaborada para que o aluno aprenda com conjunto com o seu professor , seja capaz de realizar atividades presentes no livro de didático recomendado pelo ministério da educação (MEC).                                                                                                       
Recursos tecnológicos ira agregar valor tanto na aprendizagem , quanto  a ultilização de recursos computacionais, e também  com intuído de proporcionar abordagens diferenciadas. Objetivo é potencializar o uso do programa e alcançar melhores resultados na aprendizagem da matemática, o estudo contribuirá para novas políticas educacionais ,auxiliando para que mais crianças cegas cresçam com igualdade .


Nenhum comentário:

Postar um comentário