TECNOLOGIA A FAVOR DA
DEFICIÊNCIA VISUAL
Por (Julia Marcelina Gomes Ribeiro, RU
1738553)
Polo Sítio Cercado – Curitiba
Data (ex. 13/09/2017)
Fonte:
Unicamp
Estudos
apontam que mais de 6,5 milhões de pessoas tem deficiência visual, desse total
500 mil são cegos, estudiosas dizem que 80% das escolas brasileiras ainda têm a
necessidade de recursos visuais para aprendizagem. Por isso torna uma barreira
á educação de crianças cegas, causando uma divergência nos avanços da
tecnologia para os deficientes, já que a integração entre o ensino e sistema de
informação esta muito longe de um ideal, portanto a necessidade da intervenção
no ensino das crianças nos primeiros anos da escolaridade.
Minimatecavox
esse é o nome do aplicativo desenvolvido na Unicamp, o aplicativo deve ajudar
crianças com deficientes visuais no aprendizado da matemática, é um programa
simples que executa, por meio do comando de voz. Com atividades complementares
de divisão, subtração, somatória e resolução de problemas. O pesquisador e
tecnólogo em informática Henderson Tavares De Souza quem desenvolveu, no ano de
2014, além de pesquisador Henderson é professor em uma escola de ensino
fundamental em São Paulo. Mas o que levou esse pesquisador a desenvolver esse
programa? Henderson explica que por meio de pesquisas e avaliações nas
instituições de ensino regular pode se notar que há uma carência muito grande
na área da matemática principalmente para crianças portadoras de deficiência
visual. Surgiu à proposta de aprimorar o ensino para essas crianças, existem
sim muitas iniciativas voltadas para essa situação, mas a grande maioria é
voltada para ensino superior.
Esse programa é voltado
para crianças com idades de seis anos e matriculado no ensino fundamental, ele
traz atividades elementares da matemática que torna o ensino mais lúdico, agradável
e principalmente motivador. As atividades contemplam tanto a matemática, como a
inclusão digital, recreação que são de total importância na fase inicial escolar.
O que torna o aplicativo mais atraente é o fato de ser utilizado com vozes
humanas incluindo vozes de crianças da mesma idade, tudo isso com intuído de
tornar essa experiência do deficiente visual mais agradável e motivadora.
O aplicativo foi
estruturado em 20 aulas ,cada aula tem 15 atividades, perfazendo um total de
300 atividades, o minitecavox é para ser
utilizado como recurso complementar na disciplina de matemática , sua lógica
foi elaborada para que o aluno aprenda com conjunto com o seu professor , seja
capaz de realizar atividades presentes no livro de didático recomendado pelo
ministério da educação (MEC).
Recursos tecnológicos
ira agregar valor tanto na aprendizagem , quanto a ultilização de recursos computacionais, e
também com intuído de proporcionar
abordagens diferenciadas. Objetivo é potencializar o uso do programa e alcançar
melhores resultados na aprendizagem da matemática, o estudo contribuirá para
novas políticas educacionais ,auxiliando para que mais crianças cegas cresçam com
igualdade .
Nenhum comentário:
Postar um comentário