O PAPEL DA TECNOLOGIA DA
INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Por Silvia Nunes Bonato, RU 259754
Simone Kuhnen, RU 78574
Kauana Pedroso Borssatto, RU 1210130
Polo Sítio Cercado – Curitiba/Pr
Data 04/09/2017
|
Fonte: http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/
A proposta de usar a
tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente
escolar. Por isso, é importante que as ferramentas escolhidas promovam a
interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu
desenvolvimento. O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o
desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade
fina. Outra sugestão é escolher atividades que aprimorem a tomada de decisões,
a paciência e a atenção. Os benefícios da tecnologia para a
inclusão não substituem outras práticas que também são importantes, como
atividades com massinha de modelar, dobraduras com papel ou pintura com tintas,
por exemplo. O planejamento pedagógico deve prever o propósito e a duração de
cada atividade. Evite que as crianças usem a tecnologia sem um objetivo ou em
tempo integral. A PlayTable é a primeira mesa digital desenvolvida
no Brasil, totalmente interativa e multidisciplinar. Seus jogos e aplicativos
são projetados por professores e especialistas em diversas áreas, justamente
para utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o
conteúdo adequado às diretrizes do MEC. A tela é sensível tanto ao toque
humano, quanto a outros materiais, como plástico, feltro e metal. Por sua fácil
usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras
características, ela é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão. Promover
a acessibilidade é fazer a sua parte para incluir os diferentes e reduzir as
deficiências sociais. A tecnologia para inclusão é um dos meios de
oferecer novas formas de aprendizado e desenvolvimento, coloque em prática na
sua escola e avalie os resultados. Se a tecnologia for bem utilizada, aliada ao
projeto pedagógico, com certeza os seus alunos terão um avanço no desempenho
escolar. O Colégio Adventista da cidade
de Curitiba disponibilizou PlayTable como
recurso pedagógico para auxiliar a intercomunicação dos alunos. Devido a
evolução constante da sociedade, as tecnologias são cada vez
mais utilizadas no dia-a-dia da população, sendo consideradas indispensáveis
para a comunicação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário