segunda-feira, 4 de setembro de 2017

RU: 1210130 KAUANA PEDROSO BORSSATTO, RU: 259754 SILVIA NUNES BONATO, RU: 78574 SIMONE KUHNEN

O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Por Silvia Nunes Bonato, RU 259754
       Simone Kuhnen, RU 78574
       Kauana Pedroso Borssatto, RU 1210130
Polo Sítio Cercado – Curitiba/Pr
Data 04/09/2017

I
 
 Fonte: http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/



A proposta de usar a tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente escolar. Por isso, é importante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento. O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina. Outra sugestão é escolher atividades que aprimorem a tomada de decisões, a paciência e a atenção. Os benefícios da tecnologia para a inclusão não substituem outras práticas que também são importantes, como atividades com massinha de modelar, dobraduras com papel ou pintura com tintas, por exemplo. O planejamento pedagógico deve prever o propósito e a duração de cada atividade. Evite que as crianças usem a tecnologia sem um objetivo ou em tempo integral. A PlayTable é a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, totalmente interativa e multidisciplinar. Seus jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas áreas, justamente para utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o conteúdo adequado às diretrizes do MEC. A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico, feltro e metal. Por sua fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras características, ela é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão. Promover a acessibilidade é fazer a sua parte para incluir os diferentes e reduzir as deficiências sociais. A tecnologia para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de aprendizado e desenvolvimento, coloque em prática na sua escola e avalie os resultados. Se a tecnologia for bem utilizada, aliada ao projeto pedagógico, com certeza os seus alunos terão um avanço no desempenho escolar. O Colégio Adventista da cidade de Curitiba disponibilizou PlayTable como recurso pedagógico para auxiliar a intercomunicação dos alunos. Devido a evolução constante da sociedade, as tecnologias são cada vez mais utilizadas no dia-a-dia da população, sendo consideradas indispensáveis para a comunicação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário