segunda-feira, 11 de setembro de 2017

RU 145245 - SIRLEI A M DE OLIVEIRA

RU 145245 - SIRLEI APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA
Polo Sítio Cercado


Professora de escola pública usa aplicativo móvel ProDeaf  Tradutor e mostra como a inclusão é possível


O aplicativo ProDeaf Tradutor é gratuito. É só baixar e usar! Ele auxilia na  inclusão de alunos surdos com ouvintes.

www.prodeaf.net 


       O aplicativo é um projeto desenvolvido em 2013, no Brasil, Rio de Janeiro, investimento do próprio ProDeaf, com financiamento do Sebrae e do CNPQ .Um investimento que custou R$500 mil, e está disponível gratuitamente.  Lançado no dia 26 de setembro, dia Nacional do surdo.   O aplicativo ProDeaf pode  ser instalado no Windows, Phone, Smartphones e Tablet. Ele traduz a voz do professor na língua Portuguesa para a língua brasileira de sinais Libras.                                                                                                        Um boneco aparece na tela do aparelho celular e traduz toda a aula em sinais. A escrita das palavras corretas aparece na tela, acima do boneco 3D, ajudando nas aulas de língua Portuguesa, principalmente na comunicação, compreensão e escrita de novas palavras e frases.                                                                                                                                A grande vantagem do aplicativo é que pode ser usado em qualquer momento. Nele consta um dicionário para o aluno pesquisar as palavras, sem o uso da internet, assim ampliando seus conhecimentos na língua e escrita. O boneco apresenta  três tipo de sinalização, lenta, normal e rápida. É só tocar na tela e falar para tradução acontecer.

       Um detalhe negativo, mas importante, o aplicativo usa a conexão constante com a internet para baixar novos gestos e a tradução ficar melhor. Outro problema é o tradutor para Libras, que não reconhece bem a fala, mas é uma limitação do Android o que pode variar dependendo do barulho do ambiente.
        A  professora Sirlei  da escola municipal Parigot de Sousa,  na cidade de Curitiba, baixou o aplicativo no celular do seu aluno Josué Antunes de 11 anos, que apresenta deficiência auditiva. Ele é   de inclusão no 5ª ano do ensino fundamental.Ele quase não compreendia a explicação da professora em língua Portuguesa. Após o uso  do aplicativo tudo mudou. 

       A professora afirma. ”O aplicativo facilitou a vida do meu aluno surdo em compreender as matérias, principalmente em  Língua Portuguesa. Percebi,  quanta autonomia  ele adquiriu após o uso do aplicativo na sala de aula". 
       O objetivo de usar o aplicativo é realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes.E também tornar-las independentes  com o uso do aplicativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário