AUTONOMIA E VOZ PARA PESSOAS
COM DEFICIÊNCIA
Por Aline Eluize Cardoso RU: 386521
Polo Sítio Cercado – Curitiba - Paraná
Data 11/ 09/ 2017
Fonte:
http://www.sembarreiras.jor.br/2016/02/16/aplicativo-livox-permite-interacao-para-pessoas-que-nao-falam/
A inclusão de pessoas com deficiência na
sociedade mundial é um desafio para todos. Atualmente vários aplicativos estão
sendo inventados e outros revolucionados para que as pessoas com deficiência
sejam inclusas nas diversas tarefas do dia a dia.
A principal tarefa é dar – lhes
autonomia nas suas escolhas pessoais e proporcionar a elas aprendizado de
qualidade e com desafios.
Nesse sentido pais e profissionais
envolvidos na inclusão necessitam estar a todo momento se adaptando para que
essas pessoas se sintam inclusas em um mundo totalmente virtualizado.
É nesse aspecto que diferentes órgãos,
governos e empresas da área de tecnologias estão se adaptando a novas
iniciativas e novas tecnologias tanto comunicativas quanto educacionais para
que as pessoas com deficiência sejam inseridas em diferentes espaços dando –
lhes oportunidades e emancipação.
Nessa iniciativa o empresário e analista
de sistema pernambucano Carlos Pereira criou no intuito de auxiliar sua filha de 6
anos nas dificuldades do dia a dia o aplicativo Livox. Este aplicativo auxilia
pessoas com paralisia cerebral a solicitar algo que gostam ou querem utilizar,
a se comunicar diariamente nas tarefas básicas, e a aprender, a reconhecer a imagem de si e de membros da
família, facilitar a compreensão entre a
passagem do tempo, fortalecer a compreensão e a utilização de palavras e frases
completas, entre outros. Na comunicação o aplicativo Livox permite também o
acesso mais fácil a leitura.
Nesse sentido a Escola Nossa Senhora
buscou adaptar – se aos alunos com paralisia cerebral inseridos na
instituição, possuindo em seus tablets o
Aplicativo Livox a fim de proporcionar maior autonomia em suas tarefas
escolares.
Com alunos de 6 á 8 anos ela buscou
inserir a realidade do aluno, fazendo com que todos utilizassem o aplicativo
para se comunicar. Nesse sentido todos os alunos puderam compreender o que o
colega vivencia quando não pode se comunicar a maneira que gostaria.
Desta maneira, relata a professora, “o
aluno com paralisia cerebral cria sua autonomia de forma lúdica e prazerosa a
ele e faz com que seus colegas compreendam também que o tempo dele não será o
deles, mas ele irá aprender com autonomia e dar voz a seus questionamentos”.
O objetivo deste exercício é fazer com
que os alunos sintam – se parte de um todo, incluindo seu colega com paralisia
cerebral em suas tarefas diárias.
A fim de auxiliar na estruturação de
palavras e frases a professora utilizou – se deste recurso para trabalhar
formação de frases simples com um aluno com paralisia cerebral sobre os índios
brasileiros na disciplina História. O objetivo desta atividade com o aplicativo
é que os alunos possam criar pequenas frases de acordo com suas possibilidades,
utilizando o aplicativo em questão. Segundo a professora “ o aluno conseguiu
formar frases como o índio vive na floresta”, a qual considera muito
significativo para o aprendizado do aluno.
A vantagem deste aplicativo é que a
pessoa em seu ambiente familiar e o aluno em sue ambiente educacional pode dar
voz as suas inquietações e dúvidas. A partir desta inquietações ele poderá
criar fatos e hipóteses para suas perguntas. A base deste aplicativo torna – se
a autonomia cotidiana e a possibilidade de se expressar.
Seja comunicativo ou pedagógico o
aplicativo esta se tornando uma ferramenta de autonomia e compreensão tanto
para a pessoa que necessita se expressar quanto para quem agora pode
compreender os sentimentos, as argumentações, os questionamentos da pessoa com
deficiência.
Por ser uma ferramenta que facilita o cotidiano
com pessoas com deficiência o aplicativo Livox foi considerado pela ONU no ano
de 2015 como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo.

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