segunda-feira, 11 de setembro de 2017

AUTONOMIA E VOZ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Por Aline Eluize Cardoso RU: 386521

AUTONOMIA E VOZ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Por Aline Eluize Cardoso  RU: 386521
Polo Sítio Cercado – Curitiba - Paraná
Data 11/ 09/ 2017


        
Fonte: http://www.sembarreiras.jor.br/2016/02/16/aplicativo-livox-permite-interacao-para-pessoas-que-nao-falam/


A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade mundial é um desafio para todos. Atualmente vários aplicativos estão sendo inventados e outros revolucionados para que as pessoas com deficiência sejam inclusas nas diversas tarefas do dia a dia.
A principal tarefa é dar – lhes autonomia nas suas escolhas pessoais e proporcionar a elas aprendizado de qualidade e com desafios.
Nesse sentido pais e profissionais envolvidos na inclusão necessitam estar a todo momento se adaptando para que essas pessoas se sintam inclusas em um mundo totalmente virtualizado.
É nesse aspecto que diferentes órgãos, governos e empresas da área de tecnologias estão se adaptando a novas iniciativas e novas tecnologias tanto comunicativas quanto educacionais para que as pessoas com deficiência sejam inseridas em diferentes espaços dando – lhes oportunidades e emancipação.
Nessa iniciativa o empresário e analista de sistema pernambucano Carlos Pereira  criou no intuito de auxiliar sua filha de 6 anos nas dificuldades do dia a dia o aplicativo Livox. Este aplicativo auxilia pessoas com paralisia cerebral a solicitar algo que gostam ou querem utilizar, a se comunicar diariamente nas tarefas básicas, e a aprender,  a reconhecer a imagem de si e de membros da família,  facilitar a compreensão entre a passagem do tempo, fortalecer a compreensão e a utilização de palavras e frases completas, entre outros. Na comunicação o aplicativo Livox permite também o acesso mais fácil a leitura.
Nesse sentido a Escola Nossa Senhora buscou adaptar – se aos alunos com paralisia cerebral inseridos na instituição,  possuindo em seus tablets o Aplicativo Livox a fim de proporcionar maior autonomia em suas tarefas escolares.
Com alunos de 6 á 8 anos ela buscou inserir a realidade do aluno, fazendo com que todos utilizassem o aplicativo para se comunicar. Nesse sentido todos os alunos puderam compreender o que o colega vivencia quando não pode se comunicar a maneira que gostaria.
Desta maneira, relata a professora, “o aluno com paralisia cerebral cria sua autonomia de forma lúdica e prazerosa a ele e faz com que seus colegas compreendam também que o tempo dele não será o deles, mas ele irá aprender com autonomia e dar voz a seus questionamentos”.
O objetivo deste exercício é fazer com que os alunos sintam – se parte de um todo, incluindo seu colega com paralisia cerebral em suas tarefas diárias.
A fim de auxiliar na estruturação de palavras e frases a professora utilizou – se deste recurso para trabalhar formação de frases simples com um aluno com paralisia cerebral sobre os índios brasileiros na disciplina História. O objetivo desta atividade com o aplicativo é que os alunos possam criar pequenas frases de acordo com suas possibilidades, utilizando o aplicativo em questão. Segundo a professora “ o aluno conseguiu formar frases como o índio vive na floresta”, a qual considera muito significativo para o aprendizado do aluno.
A vantagem deste aplicativo é que a pessoa em seu ambiente familiar e o aluno em sue ambiente educacional pode dar voz as suas inquietações e dúvidas. A partir desta inquietações ele poderá criar fatos e hipóteses para suas perguntas. A base deste aplicativo torna – se a autonomia cotidiana e a possibilidade de se expressar.
Seja comunicativo ou pedagógico o aplicativo esta se tornando uma ferramenta de autonomia e compreensão tanto para a pessoa que necessita se expressar quanto para quem agora pode compreender os sentimentos, as argumentações, os questionamentos da pessoa com deficiência.
Por ser uma ferramenta que facilita o cotidiano com pessoas com deficiência o aplicativo Livox foi considerado pela ONU no ano de 2015 como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário