O
uso do Blog ou meio Tecnológico na Educação
Por Jackson Rafael Turek (RU 1875357)
Marcia Regina Mendes Pereira (RU 259278)
Polo Sitio Cercado – Curitiba
Muitas são as ferramentas tecnológicas que
hoje os educadores podem utilizar como suporte pedagógico, sendo o blog uma
delas, mesmo não tendo surgido com fins educacionais. Com mil e uma
possibilidades, os blogs são páginas na internet que utilizam protocolos de
transmissão de dados e um servidor para armazenar as informações, que podem ser
atualizadas com freqüência. São considerados como uma ferramenta colaborativa e
interativa. É uma maravilhosa mídia, que permite interação, divulgação de
informações e trocas de idéias entre as pessoas.
OBJETIVO: Programa
tem como objetivo auxiliar a criança a partir da organização de suas atividades
diárias, para que ela ganhe segurança e o máximo de autonomia possível.
Professores, terapeutas e familiares têm acesso a relatórios e podem integrar
atividades e informações, contribuindo para o desenvolvimento da criança em
casa, na escola e em todas as atividades de reabilitação.
Que
a internet revolucionou a maneira como as pessoas se relacionam com a saúde não
é novidade. Da precisão do diagnóstico ao acesso à informação, a tecnologia tem
trazido mudanças significativas em diversos segmentos. Agora, desenvolvedores
investem no segmento de saúde e bem-estar para propor programas cada vez mais
inteligentes.
Um
exemplo disso é a criança com deficiência. Segundo o censo de 2010, 7,5% das
crianças brasileiras de 0 a 14 anos têm alguma deficiência. Com as ferramentas
de acessibilidade disponíveis em tablets e celulares, o acesso a livros e
outros programas ficou muito mais simples. Atentos à demanda, programadores
começam a desenvolver softwares cada vez mais específicos.
Um
bom exemplo é o aplicativo para iPads “Minha Rotina Especial”, que tem como
proposta organizar a rotina e usá-la como um estímulo para o aprendizado e o
desenvolvimento da criança com deficiência.
O programa
foi desenvolvido considerando as principais demandas de crianças com autismo,
síndromes ou déficits motores ou cognitivos. O objetivo é oferecer não apenas a
organização da rotina, mas estímulos para o desenvolvimento e integração de
informações para facilitar a comunicação entre os diferentes profissionais, ou
seja, um facilitador para a criança, seus familiares e equipe especializada.
O foco é que as crianças com algum
tipo de deficiência consigam se organizar de forma mais condizente com sua
realidade, e consiga manter em um padrão regular, onde as mesmas consigam
colocar seus cronogramas diários e acompanhá-lo, de uma forma rápida e fácil.
O aplicativo que tem um meio de fácil
acesso, e com uma acessibilidade a todos, assim podemos usá-lo em diversos
lugares, e com uma grande ajuda, não só no meio escolar como em qualquer outro
local também.

Nenhum comentário:
Postar um comentário