quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RU197847 - SANDRA ANDREA

O incrível Mundo tecnológico da inclusão.
Aluno: Sandra Andréa Skonicezny
Polo: Sitio Cercado – Curitiba \ PR

Data: 31/08/2017



Leonardo, 9 anos, autista, aluno de uma Escola Municipal de Araucária, faz o uso de tecnologia assistida para melhorar as suas capacidades funcionais e ajudar na interação e comunicação com o ambiente escolar.
Porque o uso de dispositivos tecnológicos ajudam a inclusão destas crianças? O uso destes dispositivos fez com que essa criança passasse a interagir melhor com outros alunos e professores, até mesmo na parte da alimentação, pois este não se alimentava, nem mesmo tomava água se estivesse na presença de qualquer pessoa. O uso de tecnologia assistida fez com que ele evoluísse em todos os aspectos, após o uso diário do tablet, passou a se alimentar próximo aos outros alunos e não mais em uma sala separada, passou a ter uma melhora significativa de participação nas atividades, na interação com as outras crianças, e também com os professores, está aos poucos convivendo e participando das atividades, melhorou significativamente a comunicação, a atenção com todas as pessoas.
O que é autismo?
Autismo é um distúrbio neurológico o qual afeta a maneira da pessoa se comunicar e se relacionar com as pessoas ao seu redor. Normalmente crianças com autismo têm problema de se comunicar com outras pessoas, problema principalmente de olhar nos olhos das pessoas.
Em que aspectos a tecnologia pode melhorar a vida destas crianças autista?
·         Compreensão do ambiente em seu redor.
·         Habilidades de interação social.
·         Habilidades de comunicação.
·         Habilidades de atenção.
·         Habilidades de motivação.
·         Habilidades de organização.
·         Habilidades escolares.
·         Habilidades de auto ajuda.
·         Habilidades de hábitos diários
A vida dessas pessoas tem uma melhoria significativa a partir do momento em que começam utilizar tecnologias assistidas.
Tecnologias assistidas são todos os equipamentos e sistemas que podem ser modificados ou personalizados de forma a aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais de pessoas com algum tipo funcional, como é o caso das pessoas  que sofrem de autismo.
Normalmente, as crianças que sofrem de autismo processam de forma mais fácil a informação visual do que a auditiva.
Logo, sempre que são utilizados dispositivos tecnológicos com estas crianças, como é o caso dos tablets, smartphones e computadores, está a ser transmitir informação através da sua área mais forte de processamento, a área visual.
Por isto, pode afirmar-se que a utilização deste tipo de tecnologias no dia-a-dia destas crianças poderá melhorar muito as suas capacidades.
De forma a comprovar isto, alguns investigadores do Canadá selecionaram 12 crianças autistas em 6 salas de aula na Cidades de Ontário. Essas salas receberam vários tablets para teste de 6 meses.
Após os 6 meses, estes investigadores chegaram a conclusão que 9 dessas 12 crianças mostraram uma evolução a nível de habilidades de comunicação. Além de que, a sua motivação aumentou em cerca de 75%, aumentando ao mesmo tempo a sua capacidade de atenção e a sua capacidade de interagir com os outros.
Dados interessante:
·         Pensa que cerca de 1 em cada 50 crianças no mundo inteiro tem alguma forma de autismo.







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