O incrível Mundo
tecnológico da inclusão.
Aluno: Sandra Andréa Skonicezny
Polo: Sitio Cercado – Curitiba \ PR
Data: 31/08/2017
Leonardo, 9 anos,
autista, aluno de uma Escola Municipal de Araucária, faz o uso de tecnologia
assistida para melhorar as suas capacidades funcionais e ajudar na interação e
comunicação com o ambiente escolar.
Porque o uso de
dispositivos tecnológicos ajudam a inclusão destas crianças? O uso destes
dispositivos fez com que essa criança passasse a interagir melhor com outros
alunos e professores, até mesmo na parte da alimentação, pois este não se
alimentava, nem mesmo tomava água se estivesse na presença de qualquer pessoa.
O uso de tecnologia assistida fez com que ele evoluísse em todos os aspectos,
após o uso diário do tablet, passou a se alimentar próximo aos outros alunos e
não mais em uma sala separada, passou a ter uma melhora significativa de
participação nas atividades, na interação com as outras crianças, e também com
os professores, está aos poucos convivendo e participando das atividades,
melhorou significativamente a comunicação, a atenção com todas as pessoas.
O que é autismo?
Autismo é um distúrbio
neurológico o qual afeta a maneira da pessoa se comunicar e se relacionar com
as pessoas ao seu redor. Normalmente crianças com autismo têm problema de se
comunicar com outras pessoas, problema principalmente de olhar nos olhos das
pessoas.
Em que aspectos a
tecnologia pode melhorar a vida destas crianças autista?
·
Compreensão do ambiente em seu redor.
·
Habilidades de interação social.
·
Habilidades de comunicação.
·
Habilidades de atenção.
·
Habilidades de motivação.
·
Habilidades de organização.
·
Habilidades escolares.
·
Habilidades de auto ajuda.
·
Habilidades de hábitos diários
A vida dessas pessoas
tem uma melhoria significativa a partir do momento em que começam utilizar
tecnologias assistidas.
Tecnologias assistidas
são todos os equipamentos e sistemas que podem ser modificados ou
personalizados de forma a aumentar, manter ou melhorar as capacidades
funcionais de pessoas com algum tipo funcional, como é o caso das pessoas que sofrem de autismo.
Normalmente, as crianças
que sofrem de autismo processam de forma mais fácil a informação visual do que
a auditiva.
Logo, sempre que são
utilizados dispositivos tecnológicos com estas crianças, como é o caso dos
tablets, smartphones e computadores, está a ser transmitir informação através
da sua área mais forte de processamento, a área visual.
Por isto, pode
afirmar-se que a utilização deste tipo de tecnologias no dia-a-dia destas
crianças poderá melhorar muito as suas capacidades.
De forma a comprovar
isto, alguns investigadores do Canadá selecionaram 12 crianças autistas em 6
salas de aula na Cidades de Ontário. Essas salas receberam vários tablets para
teste de 6 meses.
Após os 6 meses, estes
investigadores chegaram a conclusão que 9 dessas 12 crianças mostraram uma
evolução a nível de habilidades de comunicação. Além de que, a sua motivação
aumentou em cerca de 75%, aumentando ao mesmo tempo a sua capacidade de atenção
e a sua capacidade de interagir com os outros.
Dados interessante:
·
Pensa que cerca de 1 em cada 50 crianças no
mundo inteiro tem alguma forma de autismo.

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