Aplicativo ProDeaf, que traduz Português para Libras, auxilia na
inclusão escolar de pessoas surdas
Por Patricia Conde Marchiore - RU 1166331 Rozeli de França
- RU 264445 Sandra Helena de Oliveira
-RU 1137745 Kelli Alves RU 1279165
Polo – Curitiba – Sitio Cercado
Data 13/09/2017
Fonte:
http://www.prodeaf.net/Content/imgs/cell_01.png
Um professor
de História da
escola Estadual 12
de Maio, na
cidade de T rês
Coroas RS, utiliza
u m aplicativo ProDeaf que converte f alas e texto
em Libras como ferramenta tecnológica e
estratégia de ensino com alunos
de 1 5 anos
da educação inclusiva
de surdos e/ou
pessoas com deficiência auditiva. O
aplicativo foi idealizado
em 2010 por
um grupo de
alunos do curso
de mestrado em computação
da Universidade Federal
de Pernambuco (UFPE),
a partir da
história de u m
colega deficiente audutivo. Com
esta ferramenta é possível
traduzir frases de
Português para Libras,
ele esta disponível para
download gratuito em
aparelho com Android
(via google play),IOS
(Iphone/ Ipad/Ipod) e W Windows Phone 8 ( via Windows Phone Store).
O projeto partiu do pressuposto
de que nem sempre um surdo tem um
interprete ao seu lado e por isso precisa
de uma ferramenta portátil e de
fácil acesso que permita que ele se comunique com ouvintes. Com o
App é possível
que o aluno
compreenda e seja
compreendido com confiança,
facilidade e rapidez, tanto
pela escola quanto
pela sociedade. Até mesmo para
pessoas sem nenhum
tipo de deficiência específica,
aumentando seu vocabulário
em Libras e
dentro de sala
de aula facilitando
o ensino aprendizagem dos
discentes, onde podem
traduzir áudios ou
textos para a
Língua Brasileira de Sinais
(Libras) , interpretada por
um personagem animado
em tecnologia 3D
muito animado e simpático que reproduz gestos muito parecidos com os das mãos
humanas . Segundo números
do censo 2010
do IBGE, quase
10 milhões de
brasileiros são d eficientes auditivos. Onde
5 milhões utilizam
LIBRAS para se
comunicar ,desse grupo,
2 milhões não
têm fluência na língua portuguesa .
Isso dificulta o
entendimento deles, por tanto
com uso do aplicativo
é possível obter resultados
positivos e significantes
onde a barreira
d e comunicação entre
surdos e ouvintes é quebrada
favorecendo a acessibilidade em todos os conteúdos estudados. Os surdos
pré-linguais, que nunca
ouviram ou que
perderam a audição
muito cedo necessitam desenvolver a sua língua própria e
habilidades manuais para que possam acompanhar o andamento da aula e com o auxilio dessa tecnologia eles não se
sentem “perdidos” ou até mesmo
incapazes de desenvolver seu s trabalho s
e atividades escolares,
aumentado assim com
mais facilidade o seu
desenvolvimento cognitivo. Foi
percebido uma grande
contribuição de avanços
no processo de ensino
aprendizagem com a
utilização do ProDeaf
Móvel promovendo acessibilidade e
inclusão. A única desvantagem
é que o
tradutor não funciona
sem acesso a
redes de internet
somente o dicionário do alfabeto
em libras pode ser utilizado off-line.
O aplicativo é
utilizado pelo professor apenas como
apoio, sem que
o aluno se
torne dependente, o objetivo
é proporcionar maior
acessibilidade e despertar
interesse e curiosidade
em busca do conhecimento. Ele
utilizou a solução
para estimular os
alunos com deficiência,
da mesma forma como incentivo para seus colegas
aprendam Libras favorecendo o relacionamento entre eles.
A ferramenta
tecnológica juntamente com
a mobilização da
comunidade, no sentido
de repensar valores e posturas,
deve ser valorizado cada
vez mais nas
instituições de ensino
como na escola 12 de
Maio, pois além
de facilitar bastante
o processo de
ensino aprendizagem ,
tanto para o docente
quanto para o
aluno. Eles conseguiram
assimilar com m ais
facilidade o conteúdo
trabalhado, pois o educador os
atendeu de forma diferenciada
apresentando como solução
o aplicativo, promovendo
o respeito das suas
individualidades. Com a
boa desenvoltura do
professor juntamente com os
recursos disponibilizados a
perseverança e a boa vontade dos alunos a s inúmeras barreiras que são encontradas para
comunicação entre professor-aluno, aluno-professor e
aluno -colegas foram superadas
com êxito de forma satisfatória.

Nenhum comentário:
Postar um comentário