quarta-feira, 13 de setembro de 2017

PATRICIA MARCHIORE RU1166331 ROZELI DE FRANÇA RU 264445 SANDRA OLIVEIRA RU 1137745 KELLI ALVES RU 1279165

Aplicativo ProDeaf, que traduz Português para Libras, auxilia na inclusão escolar de pessoas surdas
Por  Patricia  Conde Marchiore - RU 1166331 Rozeli de França - RU 264445 Sandra Helena de Oliveira  -RU 1137745 Kelli Alves RU 1279165
Polo – Curitiba – Sitio Cercado

Data 13/09/2017
Fonte: http://www.prodeaf.net/Content/imgs/cell_01.png
Um  professor  de  História  da  escola  Estadual  12  de  Maio,  na  cidade  de  T rês  Coroas  RS,  utiliza  u m aplicativo ProDeaf  que  converte f alas e  texto  em  Libras  como ferramenta  tecnológica e  estratégia de ensino  com  alunos  de  1 5  anos  da  educação  inclusiva  de  surdos    e/ou  pessoas  com  deficiência auditiva.  O  aplicativo  foi  idealizado  em  2010  por  um  grupo  de  alunos  do  curso  de  mestrado  em computação  da  Universidade  Federal  de  Pernambuco  (UFPE),  a  partir  da  história  de  u m  colega deficiente  audutivo.  Com  esta ferramenta  é  possível  traduzir  frases  de  Português  para  Libras,   ele esta  disponível  para  download   gratuito  em  aparelho  com  Android  (via  google  play),IOS  (Iphone/ Ipad/Ipod) e W Windows Phone 8 ( via Windows Phone Store).
       O projeto partiu do  pressuposto de que nem sempre um surdo tem  um interprete ao seu lado e por isso precisa  de uma ferramenta portátil  e de fácil acesso que permita que ele se comunique com ouvintes. Com  o  App  é  possível  que  o  aluno  compreenda  e  seja  compreendido  com  confiança,  facilidade  e rapidez,  tanto  pela  escola  quanto  pela  sociedade.   Até mesmo  para  pessoas  sem  nenhum  tipo  de deficiência  específica,  aumentando  seu  vocabulário  em  Libras  e  dentro  de  sala  de  aula  facilitando  o ensino  aprendizagem  dos  discentes,  onde  podem  traduzir  áudios  ou  textos  para  a  Língua  Brasileira de  Sinais  (Libras) ,  interpretada  por  um  personagem  animado  em  tecnologia  3D  muito  animado  e simpático que reproduz gestos muito parecidos com os das mãos humanas .  Segundo  números  do  censo   2010  do  IBGE,  quase   10  milhões  de  brasileiros  são  d eficientes auditivos.  Onde  5  milhões  utilizam  LIBRAS    para  se  comunicar  ,desse  grupo,  2   milhões  não  têm fluência  na  língua portuguesa  .  Isso  dificulta  o  entendimento deles,  por  tanto  com  uso  do aplicativo  é possível  obter  resultados  positivos  e  significantes  onde  a   barreira  d e  comunicação  entre  surdos  e ouvintes é quebrada favorecendo a acessibilidade em todos os conteúdos estudados. Os  surdos  pré-linguais,  que  nunca  ouviram  ou  que  perderam  a  audição  muito  cedo  necessitam desenvolver a sua língua  própria e  habilidades manuais  para que  possam acompanhar o  andamento da aula e com  o auxilio dessa tecnologia eles  não se  sentem “perdidos”  ou até mesmo incapazes de desenvolver  seu s  trabalho s  e  atividades  escolares,  aumentado  assim  com  mais  facilidade  o  seu desenvolvimento  cognitivo.  Foi  percebido  uma  grande  contribuição  de  avanços  no  processo  de ensino  aprendizagem  com  a  utilização  do   ProDeaf  Móvel  promovendo  acessibilidade  e   inclusão.  A única  desvantagem  é  que  o  tradutor  não  funciona  sem  acesso  a   redes  de  internet  somente  o dicionário do alfabeto em libras pode ser utilizado off-line.  O  aplicativo  é  utilizado  pelo  professor apenas  como  apoio,  sem  que  o  aluno  se  torne  dependente,  o objetivo  é  proporcionar  maior  acessibilidade  e  despertar  interesse  e  curiosidade  em  busca  do conhecimento.  Ele  utilizou  a  solução  para  estimular  os  alunos  com  deficiência,  da  mesma  forma como incentivo para seus colegas aprendam Libras favorecendo o relacionamento entre eles. 
          A  ferramenta  tecnológica  juntamente   com  a  mobilização  da  comunidade,  no  sentido  de  repensar valores e  posturas,  deve ser  valorizado  cada  vez  mais  nas  instituições  de   ensino  como  na escola  12 de  Maio,  pois  além  de  facilitar  bastante  o  processo  de  ensino   aprendizagem  ,  tanto  para  o  docente quanto  para  o   aluno.  Eles  conseguiram  assimilar  com   m ais  facilidade  o  conteúdo  trabalhado,  pois  o educador  os  atendeu de   forma  diferenciada  apresentando  como  solução  o  aplicativo,  promovendo  o respeito  das  suas  individualidades.  Com  a  boa   desenvoltura  do  professor  juntamente  com  os recursos disponibilizados  a perseverança  e a boa vontade  dos alunos a s inúmeras  barreiras que são encontradas  para  comunicação  entre  professor-aluno,  aluno-professor  e  aluno -colegas  foram superadas com êxito de forma satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário