quarta-feira, 6 de setembro de 2017

AVÔ CRIA NAVEGADOR PARA NETO AUTISTA Sandra Mara de Paula Schak - Ru 1342022 Viviana Pereira de Freitas - RU 1324644


Avô cria navegador para neto autista

Navegador Zac Browser auxilia na inclusão de crianças autistas

Sandra Mara de Paula Schak - Ru 1342022
Viviana Pereira de Freitas       - RU 1324644


Polo - SÍTIO CERCADO        CURITIBA
Data - 05/09/17


Resultado de imagem para ZAC Browser para inclusao
 Fonte:zacbrowser.com.br


ZAC Browser é o primeiro navegador desenvolvido especialmente para crianças que possuem autismo.
John Lesieur trabalha com software e achou curioso o fato de os computadores parecerem inúteis para seu neto de seis anos, Zackary, o garoto tem autismo e tudo o que era apresentado pelo PC o confundia a ponto de ele jogar o mouse, como sinal de frustração.
Lesieur tentou encontrar ferramentas na internet que pudessem guiar seu neto pela web, mas não achou nada satisfatório, foi então que ele decidiu criar um navegador, chamado Zac Browser, em homenagem a Zackary.
O navegador simplifica a experiência de usar um computador, ele bloqueia conteúdos violentos, pornográfico ou inadequado para crianças, enquanto dá ênfase a games educacionais, vídeos, imagens divertidas e entretenimentos disponíveis em páginas de conteúdo gratuito.
Colorido, interativo e com diferentes opções de divertimento e aprendizado, as crianças podem utilizá-lo para estimular todos os sentidos e incentivar sua independência, elas podem jogar, assistir a vídeos, ouvir músicas e histórias, além de contemplar as cores e os atrativos de um aquário, a seção de televisão deste navegador é representada por uma sala de cinema, na telona um tocador exibe o vídeo, mais abaixo, muitos outros vídeos podem ser acessados também, todos têm temática infantil.
Este navegador pode entreter crianças e estimulá-las por muito tempo, uma vez que seu conteúdo é muito vasto.
           Já a parte de jogos conta com dezenas de títulos que estimulam as crianças através de cores e desafios adequados para suas dificuldades, também há dezenas de músicas de histórias, todas estimulam a interação com a criança, que pode controlar a execução e não somente acompanhá-la.
Os usuários do Zac Browser selecionam atividades usando ícones maiores que os tradicionais, o programa também é configurado para que não exiba anúncios ou outras imagens que possam distrair o usuário.
A ideia é evitar sites complicados e reduzir o controle, pois crianças como Zackary, se confundem quando encontram muitas escolhas no navegador, também desabilita itens desnecessários do teclado, como "Print Screen", e inutiliza o botão direito do mouse, isso elimina comandos que as crianças geralmente não precisam e também reduz as chances de criar insegurança entre os autistas.
Um aspecto negativo é em alguns momentos o navegador se mostra lento para carregar alguns elementos, mas isto depende de sua conexão com a internet.
Por se tratar de um navegador no sentido educativo, possibilita uma interação entre o autista e o meio informático, com um propósito pedagógico, o que pode ser de grande utilidade em escolas para alunos especiais e em instituições de interesse no assunto, o seu uso pode contribuir no desenvolvimento da aprendizagem do autista, auxiliando o processo de inclusão digital e escolar.
Por ser um processo de educação especial, o aprendizado desses indivíduos não depende só da tecnologia que será implantada, mas do modo como será implementado.
           Uma escola privada em Curitiba conta com essa tecnologia para ajudar na inclusão, são utilizados por crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, que apresentam características de distúrbios de relacionamento, como dificuldades em interação social, dificuldades de comunicação, interesses restritos e comportamento repetitivo, no contra turno escolar, reúne estudantes, duas vezes por semana, e funciona como um reforço ao ensino regular, o ZAC pode ajudar crianças com diferentes níveis destes distúrbios.
O navegador foi desenvolvido com o objetivo não somente de auxiliar no processo educativo de Zackary, como também para mudar a forma como são tratadas e educadas as crianças com autismo em todo o mundo. Proporcionar a elas maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade e controle deveriam preocupações vitais, generalizada e inclusiva de toda a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário