quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Hadassa Oliveira Prado Barboza RU1744128

A TECNOLOGIA TRAZ NOVIDADE QUE FAVORECE VÍTIMAS DO AUTISMO

Por Hadassa de Oliveira Prado Barboza   RU:1744128
Polo Sítio Cercado Curitiba– PR

Data (11/09/2017)

               Fonte: Google Play imagens   
                    
             O aplicativo ABC é uma ferramenta tecnológica disponibilizada no google play. O aplicativo foi estudado por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas e pode ser baixado gratuitamente. Sua referência é de grande valia nas escolas para auxiliar crianças e adolescentes no processo de inclusão, oferecendo atividades educativas voltado para o processo pedagógico de aprendizagem ativa, no qual atinge o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Clinicamente o autismo não tem cura, mas existem métodos tecnológicos e tratamentos extremamente eficazes para controlar o transtorno psicológico. São vítimas de um padrão de comportamentos repetitivos, déficits de interação social e comunicativa, mas percebe-se grande empenho em buscar melhorias na qualidade de vida para os autistas.
Aprender com diversão é uma das opções do avanço global de tecnologia, o aplicativo ABC oferece primeiramente a coordenação motora, ativando cognitivamente os movimentos das mãos, dos dedos, dos músculos através da curiosidade pelo aparelho celular, computador ou tablet. A ferramenta oferece facilidade ao jogar, além da diversidade de cores e tamanhos de objetos permitindo a percepção do ambiente e a realidade que o abrange. Apresenta atividades de alfabetização e sequencia numeral aumentando gradativamente as chances de evolução do aprendiz.
O ABC está fundamentado no programa TEACCH (Tratamento e Educação para crianças com autismo e com distúrbios correlatos da comunicação) um programa criado em 1960, na Universidade de Carolina do Norte, que preza o desenvolvimento do indivíduo através da autonomia dando-lhes a oportunidade de fazer para aprender. Investe na adaptação do ambiente conforme a aceitação do aluno, não desprezando o auxílio de uma tutora, mas explorando   as diversas formas de ensino oferecido pela tecnologia avançada em todo o mundo.
A ferramenta pode ser usada na escola, no passeio, em casa, como auxílio no tratamento em clínica, em qualquer lugar que o autista desejar aumentando o tempo de empenho no aprendizado, habilitando melhor desempenho psicológico e cognitivo. O jogo dispõe de níveis de dificuldades que o autista vai superando através da autonomia ou do auxílio tutorial oferecido, atingindo o objetivo com sucesso.

Fonte ABC AUTISMO
http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbsi/2014/0039.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário