segunda-feira, 11 de setembro de 2017

RU 1336953 Danilo Matos Nascimento - RU 464337 Rogério Aparecido Rodrigues - RU 1391982 Rondineli Cruz da Silva


Fonte:http://www.congressodeacessibilidade.com/empresas-oferecem-de-graca-app-essential-accessibility-aos-internautas-com-deficiencias-fisica-e-visual/

A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade - Educação Infantil e Ensino Fundamental localizada no bairro Sitio Cercado em Curitiba - PR, está proporcionando no segundo semestre do ano de 2017, a experiencia do uso de um novo software chamado Essential Accessibility que possibilita a alunos com Deficiência Física, a acessibilidade a web através de movimentos com a face e do uso da fala, sendo possível crianças, jovens e adultos com limitações motoras, conseguir navegar na internet normalmente, além de participar com igualdade nas aulas de informática que envolvem todas as matérias desde Educação Infantil a Ensino Fundamental.
Os avanços tecnológicos nos diferentes momentos históricos nos quais passou o homem fazem refletir em quão avançada a tecnologia está atualmente, ao ponto de mal se conseguir acompanhar tantas inovações. É perceptível que na Educação, tanto de escolas públicas quanto particulares, o lento avanço tecnológico, não incentiva novas tecnológicas, sendo o ensino tradicional e o uso do livro didático predominante nas salas de aula, o que causa desinteresse, tensão e dificuldades na compreensão da disciplina! Isso acontece tanto para o aluno não inclusivo quanto para os inclusivos com deficiências não só físicas, mas também cognitivas.
É por este motivo que a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade viu a necessidade de ir além das aulas tradicionais, e proporcionar também aos alunos com limitações motoras a possibilidade de participar das aulas de informática, aulas essas que abrangem desde o nível infantil até o ensino médio e em todas as matérias da escola, não apenas com pesquisas, mas também na utilização de jogos pedagógicos e até mesmo na interação dos alunos no acesso as redes sociais e a web em geral.
A ideia da implantação do software surgiu com a indagação de como o aluno com deficiências e limitações motoras poderia participar das aulas quando envolveria a necessidade de pesquisa e até mesmo do uso da informática não só no ambiente educacional, mas também em casa, como a escola estaria proporcionando essa igualdade de acessibilidade entre os alunos? Foi quando em reunião pedagógica um professor também formado em T.I apresentou aos demais colegas o software Essential Accessibility que seria a solução para a navegação acessível, oferecendo assim uma tecnologia assistiva não deixando nenhum aluno deficiente de lado.
Inicialmente a escola precisou preparar os professores em como auxiliar o aluno no uso do app de forma correta e como manusear para que esses alunos com DF sejam beneficiados, afinal, não somente a inserção dos recursos tecnológicos na sala de aula são importantes, mas a metodologia que vai ser inserida precisa ser refletida, para que a aula seja desenvolvida de acordo com os objetivos do professor, pois a inserção de recursos tecnológicos se não for bem aplicada, a aula não passará de método tradicional com a inclusão de recurso tecnológico, a intensão é despertar a curiosidade do aluno e instigá-lo a uma busca prazerosa em seu processo de ensino aprendizagem.
Após esta conscientização foi iniciado então a prática do processo, com ele os alunos com limitações motoras puderam por meio da câmera web, fazer a leitura da face e por meio desta movimentação direcionar o mouse, e ao ficar por um curto período com o cursor parado no local, é selecionada a área escolhida. Também existe a possibilidade de uso por meio da fala, ou seja, ele atende ao reconhecimento de voz, onde proporcionaria ao aluno além da utilização a navegação, aprender também os termos de direita e esquerda, em cima em baixo, rápido e devagar para a movimentação do cursor além disso ele também oferece teclado na tela, onde a pessoa pode soletrar a palavra, sendo muito útil no uso da alfabetização e digitação de textos.
Segundo um dos profissionais da Universidade Cruzeiro do Sul Educacional, umas das pioneiras dessa nova modalidade: “Com a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão, o assunto acessibilidade alça um patamar sem precedente. A adoção do app pelas Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional contribui para a acessibilidade na educação. O acesso à informação permite que as PCD possam ter uma participação efetiva na sociedade, por meio do conhecimento do que acontece no mundo, podendo construir a sua própria opinião. ”– Prof. Ms. Sueli Yngaunis, Cruzeiro. 

Segundo o site Essential Accessibilityo software foi criado em Toronto no Canadá em 2008, sendo os criadores Simon Dermer e Spiro Papathanasakis, os quais trabalhavam na área de medicina e perceberam a necessidade de um software de autonomia assistiva que atendesse várias áreas da deficiência. Atualmente esse mercado vem se expandindo, já atendendo com uma filial em São Paulo, ajudando não só a área educacional como também várias empresas.

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