Fonte:http://www.congressodeacessibilidade.com/empresas-oferecem-de-graca-app-essential-accessibility-aos-internautas-com-deficiencias-fisica-e-visual/
A Escola Municipal Carlos Drummond de
Andrade - Educação Infantil e Ensino Fundamental localizada no bairro Sitio Cercado em Curitiba - PR, está proporcionando no segundo semestre do ano de 2017, a experiencia
do uso de um novo software chamado Essential Accessibility que possibilita a
alunos com Deficiência Física, a acessibilidade a web através de movimentos com
a face e do uso da fala, sendo possível crianças, jovens e adultos com
limitações motoras, conseguir navegar na internet normalmente, além de
participar com igualdade nas aulas de informática que envolvem todas as
matérias desde Educação Infantil a Ensino Fundamental.
Os
avanços tecnológicos nos diferentes momentos históricos nos quais passou o
homem fazem refletir em quão avançada a tecnologia está atualmente, ao ponto de
mal se conseguir acompanhar tantas inovações. É perceptível que na Educação, tanto de escolas públicas quanto
particulares, o lento avanço tecnológico, não incentiva
novas tecnológicas, sendo o ensino tradicional e o uso do livro didático
predominante nas salas de aula, o que causa desinteresse, tensão e dificuldades
na compreensão da disciplina! Isso acontece tanto para o aluno não inclusivo
quanto para os inclusivos com deficiências não só físicas, mas também
cognitivas.
É por este motivo que a Escola
Municipal Carlos Drummond de Andrade viu a necessidade de ir além das aulas
tradicionais, e proporcionar também aos alunos com limitações motoras a
possibilidade de participar das aulas de informática, aulas essas que abrangem
desde o nível infantil até o ensino médio e em todas as matérias da escola, não
apenas com pesquisas, mas também na utilização de jogos pedagógicos e até mesmo
na interação dos alunos no acesso as redes sociais e a web em geral.
A ideia da implantação do software
surgiu com a indagação de como o aluno com deficiências e limitações motoras
poderia participar das aulas quando envolveria a necessidade de pesquisa e até
mesmo do uso da informática não só no ambiente educacional, mas também em casa,
como a escola estaria proporcionando essa igualdade de acessibilidade entre os
alunos? Foi quando em reunião pedagógica um professor também formado em T.I
apresentou aos demais colegas o software Essential Accessibility que seria a
solução para a navegação acessível, oferecendo assim uma tecnologia assistiva
não deixando nenhum aluno deficiente de lado.
Inicialmente a escola precisou preparar
os professores em como auxiliar o aluno no uso do app de forma correta e como
manusear para que esses alunos com DF sejam beneficiados, afinal, não somente a
inserção dos recursos tecnológicos na sala de aula são importantes, mas a
metodologia que vai ser inserida precisa ser refletida, para que a aula seja
desenvolvida de acordo com os objetivos do professor, pois a inserção de
recursos tecnológicos se não for bem aplicada, a aula não passará de método
tradicional com a inclusão de recurso tecnológico, a intensão é despertar a
curiosidade do aluno e instigá-lo a uma busca prazerosa em seu processo de
ensino aprendizagem.
Após esta conscientização foi iniciado
então a prática do processo, com ele os alunos com limitações motoras puderam
por meio da câmera web, fazer a leitura da face e por meio desta movimentação
direcionar o mouse, e ao ficar por um curto período com o cursor parado no
local, é selecionada a área escolhida. Também existe a possibilidade de uso por
meio da fala, ou seja, ele atende ao reconhecimento de voz, onde proporcionaria
ao aluno além da utilização a navegação, aprender também os termos de direita e
esquerda, em cima em baixo, rápido e devagar para a movimentação do cursor além
disso ele também oferece teclado na tela, onde a pessoa pode soletrar a
palavra, sendo muito útil no uso da alfabetização e digitação de textos.
Segundo um dos profissionais da
Universidade Cruzeiro
do Sul Educacional, umas
das pioneiras dessa nova modalidade: “Com a aprovação da Lei Brasileira de
Inclusão, o assunto acessibilidade alça um patamar sem precedente. A adoção do
app pelas Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional contribui para a
acessibilidade na educação. O acesso à informação permite que as PCD possam ter
uma participação efetiva na sociedade, por meio do conhecimento do que acontece
no mundo, podendo construir a sua própria opinião. ”– Prof. Ms. Sueli Yngaunis,
Cruzeiro.
Segundo o site Essential Accessibilityo
software foi criado em Toronto no Canadá em 2008, sendo os criadores Simon Dermer e Spiro Papathanasakis,
os quais trabalhavam na área de medicina e perceberam a necessidade de um software
de autonomia assistiva que atendesse várias áreas da deficiência. Atualmente
esse mercado vem se expandindo, já atendendo com uma filial em São Paulo,
ajudando não só a área educacional como também várias empresas.
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