segunda-feira, 11 de setembro de 2017

RU 524445 - JANETE ROIK

USO DE APLICATIVOS EM SALA DE AULA AJUDA NA INCLUSÃO DE ALUNOS
Janete Roik RU 524445
Polo – Sítio Cercado Curitiba PR
Data 01/09/2017

Aplicativo Hand Talk





  

                                      Fonte: sayscentrodeensino. wordpress.com

IBGE alerta o número de deficientes auditivos poderá aumentar até 2050. Entra em vigor Lei Brasileira de Inclusão para ajudar portadores de necessidades especiais a integrar na sociedade.  Professores e funcionários de uma escola estadual no Paraná adotaram novo projeto de estudos o uso de aplicativos  para deficientes auditivos.
Segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. O que representa 5,1% da população brasileira, deste total dois milhões possui deficiência auditiva severa, 1,7 milhões tem grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdos, no que se refere à idade cerca de um milhão de deficientes auditivos, são crianças e jovens até 19 anos.
Fatores genéticos e doenças como: meningite bacteriana ou virótica, infecções no ouvido entre outras podem causar percas auditivas, um fator que deve ser considerado entre jovens e adultos e o uso de aparelhos de som com fones de ouvido e trabalho em ambiente com alto nível de poluição sonora.                                       Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de idosos quase triplicara no Brasil até 2050, esse fato aumentará ainda mais o número de pessoas com algum tipo de problema auditivo.
Entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2016 a Lei Brasileira de Inclusão, também chamada de Estatuto de pessoas com deficiência (Lei 13.146/2015) essa lei fixa punições para atitudes discriminatórias e prevê mudanças em diversas áreas, com destaque para a educação. A escola  deverá estar preparada com estruturas e profissionais qualificados para que não haja constrangimento ao receber portadores de qualquer tipo de deficiência.
Como exemplo de uma boa inclusão temos na cidade de Aracutiba no estado do Paraná a escola estadual Professora Maria dos Saberes que se adaptou a essas mudanças e hoje conta com 800 alunos matriculados entre manhã e tarde no ensino fundamental, sendo que 40 alunos matriculados tem algum tipo de deficiência totalizando 5% dos alunos, e desses, 15 alunos são deficientes auditivos a escola desempenhou um trabalho para que esses alunos tivessem o mesmo desempenho que estudantes ouvintes, desenvolveu trabalhos em equipes treinando professores e funcionários a utilizar a língua Brasileira de sinais (LIBRAS) e o uso de aplicativos que transformam a língua  brasileira para a língua dos sinais pelo interprete virtual Hugo. Romeu é professor de matemática, percebe as necessidades educacionais de cada aluno, valoriza a educação inclusiva, ajuda nas ações pedagógicas e atua em equipe com professores especializados em educação especial passou a pesquisar os aplicativos tradutores de português para LIBRAS que encontrou disponíveis na internet: ProDeaf, VLibras, Unilibras e outros, entre eles estava o Hand Talk escolhido por Romeu a fazer parte de suas aulas por ser um app de fácil acesso gratuito, escolhido pela Organização  das Nações Unidas(ONU) como o melhor aplicativo social do mundo em 2013.  O app permite o uso de gravador de voz, digitação, recortes e colagens de textos e gravuras, com o uso dessas técnicas os alunos passaram a compreender melhor, a relação da matemática com o cotidiano. Através de gravuras, colagens de gráficos o professor gravava em áudio sua explicação e o interprete virtual Hugo em seguida realiza a tradução para LIBRAS. Com o desempenho do trabalho realizado pelo professor de matemática, houve uma grande motivação entre discentes e docentes daquela escola os alunos ouvintes do professor Romeu que possuíam smartphone ou tablete abaixaram o app e com ele comunicavam-se com os colegas, em pouco tempo eles tinham aprendido uma segunda língua ensinada pelo interprete virtual. Professores de outras matérias adotaram essa ideia e foram além para ajudar outros 25 alunos ali matriculados portadores de algum tipo de deficiência, projetos foram desenvolvidos por  equipe de funcionários, professores, pedagogos pais e profissionais de saúde.

 A   escola foi escolhida a  melhor do estado pela secretaria de educação    do estado do Paraná, onde a inclusão realmente acontece. Como professor, Romeu sentiu seu dever cumprido por ter ajudado alunos e professores daquela escola a entender que não existe diferenças, todos somos iguais, porque todos nós somos diferentes, cada um com suas peculiaridades, podemos viver em sociedade sem restrições respeitando as diferenças. Cabe a Você professor se beneficiar da tecnologia de informação (TI) e usar as ferramentas tecnológicas a favor da inclusão. 

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