TECNOLOGIA A SERVIÇO DA
INCLUSÃO “AUTISMO”
Por Adriana Aparecida Aranha Rosa RU 1551881
Helen Cristina de Brito da Silva, RU 1230097
Larissa Alves de Oliveira RU 1569392
Neiva Simioato da Silva RU 1676068
Polo Sitio Cercado – Curitiba - PR
Data
03/09/2017
Com o avanço da
tecnologia, surge um novo caminho para melhorar a comunicação dos autista , no
Centro de Educação Gotas de Esperança, localizado no bairro Sítio Cercado em
Curitiba- PR, os Educadores da instituição, devido a demanda de alunos de
inclusão aderiram Tablet com aplicativos de jogos para ajudar na aprendizagem
do ensino infantil crianças do Jardim com idade de 3 a 4 anos, por ser um
aparelho de fácil uso devido ao toque sensível e ter muitas cores e animações
prende a atenção da criança e com isso começam a absorver o conhecimento e
exercitar a concentração, o mesmo está causando transformações significativas
na maneira como os autistas se comunicam,
um dos aplicativos baixado é um jogo criado especificamente para alunos
autista chamado Teo - Autismo.
Foi desenvolvido por pesquisadores e
estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de
Alagoas, Campus Arapiraca, com suporte de profissionais especialistas da
clínica Trate Autismo.
O
objetivo do jogo é de propiciar um ambiente que auxilie o desenvolvimento e
evolução de pessoas com necessidades especiais em fase de alfabetização. A idéia
é melhorar a capacidade cognitiva, motora e comportamental da criança autista;
também de aperfeiçoar a capacidade de observação, análise e concentração de
cada criança.
É desenvolvido para Tablets e Smartphone com o
propósito voltado inteiramente a educação da criança autista. O jogo tem uma
interface gráfica atrativa e intuitiva facilitando a jogabilidade da criança,
há seis atividades que a criança pode escolher, envolvendo uso de cores,
matemática, quebra cabeça, memória, atividades diária e partes do corpo cada
habilidade e competência a ser desenvolvida no aluno. O jogo deveria ter níveis
com mais dificuldades para abranger faixa etária maior
.




Nenhum comentário:
Postar um comentário