quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RU 994278 VALÉRIA

TICs NAS SALAS DE AULAS
Valéria Maksimovitz Tureck - 994278Por (nome do aluno, RU)
Polo Sitio Cercado  – Curitiba - PR

Data (06/09/2017)






Muitos são os estudos que abordam o tema “Inclusão” que tem como objetivo a inserção de pessoas com deficiência no âmbito social, surgindo nos últimos anos em nosso país um grande número de leis, normas, decretos e preceitos, com a finalidade de regular e melhorar a Educação Básica, visando o atendimento à pessoa com deficiência.
O objetivo da política de Inclusão é não deixar nenhum aluno fora do ensino regular, deste modo é proposto que as escolas se adaptem para que possam contemplar a pedagogia da diversidade, surgindo a necessidade de se discutir acerca de mudanças para que a escola seja de fato um ambiente de Inclusão Social, que promova não apenas a
inserção do aluno com deficiência ao contexto escolar, mas que esta venha contemplar as necessidades deste aluno. No que diz respeito ao aluno surdo, muitas são as políticas públicas desenvolvidas no Brasil para que o aluno surdo seja valorizado em sua condição linguística, sendo reconhecido como grupo linguístico minoritário, viabilizando o aprendizado de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como sua língua materna e assegurando a língua portuguesa como segunda língua no currículo escolar, para que desta forma o processo de letramento ocorra de maneira que atenda as necessidades deste aluno. Essa situação encontra-se garantida, desde o reconhecimento oficial de Libras no território nacional em 2002, politicamente legitimada com a Lei Federal 10.436/ 2002, que contempla  seguinte redação:
Art. 1(PRIMEIRO) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. (BRASIL, 2002).
Com a introdução da utilização do computador e consequentemente da internet no meio educacional, percebeu-se claramente uma expansão de possibilidades de comunicação do aluno surdo com a comunidade ouvinte, facilitando não apenas a sua interação com os ouvintes, mas sobretudo,  a sua aprendizagem, tendo em vista que o aluno surdo se apodera do visual para sentir o mundo à sua volta. Desse modo, a escola se utiliza das TIC como ferramenta para a inclusão dos alunos surdos e como forma de assegurar uma melhor aprendizagem em todos os âmbitos, mas principalmente, no que diz respeito ao seu letramento. A presente pesquisa está sendo desenvolvida    numa escola do município de João Pessoa é uma escola que fornece ensino nos níveis fundamental um e dois, que atua como escola inclusiva, bilíngue e em tempo integral, o que facilita o desenvolvimento da pesquisa em questão.  Está sendo desenvolvida com base nos pressupostos teórico-metodológicos de pesquisa qualitativa/quantitativa de cunho descritivo, realizada por meio de um estudo de caso. A população pesquisada consta de todos que atuam diretamente com o sujeito surdo, ou seja, professores, intérpretes, gestores, especialistas, oficineiros do Programa Mais Educação e outros.
Como instrumento para o alcance dos objetivos, utilizamos a técnica de coleta de dados por meio da aplicação de questionário e de observações em sala de aula, Sala de vídeo, Biblioteca, Laboratório de Informática, Sala de Jogos, Sala de A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), oficinas (Mais Educação) e demais espaços utilizados pelo aluno surdo.  A escola dispõe de professor de Libras e intérpretes que atuam em sala de aula, junto aos professores e alunos surdos, como forma de minimizar a distância entre os surdos e ouvintes, no entanto é necessário a presença desse intérprete para que este aluno sinta-se incluído, mas , somente essa presença não torna possível a inclusão.
Embora a pesquisa se encontre na fase de Análise dos Dados, é possível perceber que a utilização dos Recursos Tecnológicos contribuem para aprendizagem do aluno surdos, se fazendo necessário ainda repensar as discussões sobre as práticas voltadas para esse aluno e a formação dos profissionais que atuam diretamente com estes alunos.   

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