AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
INCLUSIVA
Por JANAINA GABRIELI CARDOSO
Polo – CURITIBA – SITIO CERCADO
Data 05/09/2017
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Fonte:
https://caldeiraodeideias.wordpress.com/2011/06/27/tecnologia-e-educacao/
Até o início do século XXI, o sistema educacional brasileiro
se constituía da seguinte maneira: Escolas
Regulares e Escolas Especiais.
Entretanto, atualmente, nosso sistema mudou. Agora as escolas regulares se
tornaram inclusivas, seja, acolhe todos os tipos de alunos, apresenta meios e
recursos adequados e oferece apoio para aqueles que apresentam dificuldade no
processo ensino-aprendizagem.
Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira
significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa
específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio
especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
Não há qualquer dúvida sobre a forte presença da tecnologia
nos dias atuais dos jovens, os impactos que essa geração de alunos traz para o
ambiente escolar. Essas circunstâncias fazem com que tragam novos desafios para
os professores e a escola, fazendo com que todos se atualizem com as novas
tecnologias, trazendo para o seu lado, ou seja, usando a seu favor para
ensinar. Defrontar a presença das mesmas, não é mais uma opção.
Fazer o uso dessas tecnologias pode ser vantajoso nos estudos
interativos dos conteúdos, fazendo com que a aula se torne mais atraente e
fazendo com que o aluno participe mais.
Recentemente os professores da rede estadual do Paraná tem contado com uma nova ferramente para auxiliar no registro de chamada e de atividades. Eles realizam a chamada no início da aula e posteriormente postam o conteúdo aplicado naquela aula, e se houver alguma atividade avaliativa é necessário fazer o registro, o que faz com que facilite a vida do professor na hora da realização dos fechamentos de notas.
A escola pode trabalhar de diversas maneiras, as duas principais:
é recorrer a objetos digitais, como
animações, imagens, vídeos, para dar um auxilio as aulas. E a outra é fazer com
que o aluno pesquise na internet, sob supervisão do professor, que orientará sobre
como encontrar tais informações a qual é pertinente a aula e que sejam de
fontes confiáveis. 
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