segunda-feira, 4 de setembro de 2017

JANAINA GABRIELI CARDOSO RU:1805467

AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por JANAINA GABRIELI CARDOSO
Polo – CURITIBA – SITIO CERCADO
Data 05/09/2017


 


Fonte: https://caldeiraodeideias.wordpress.com/2011/06/27/tecnologia-e-educacao/


Até o início do século XXI, o sistema educacional brasileiro se constituía da seguinte maneira: Escolas Regulares e Escolas Especiais. Entretanto, atualmente, nosso sistema mudou. Agora as escolas regulares se tornaram inclusivas, seja, acolhe todos os tipos de alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio para aqueles que apresentam dificuldade no processo ensino-aprendizagem.

Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.

Não há qualquer dúvida sobre a forte presença da tecnologia nos dias atuais dos jovens, os impactos que essa geração de alunos traz para o ambiente escolar. Essas circunstâncias fazem com que tragam novos desafios para os professores e a escola, fazendo com que todos se atualizem com as novas tecnologias, trazendo para o seu lado, ou seja, usando a seu favor para ensinar. Defrontar a presença das mesmas, não é mais uma opção.

Fazer o uso dessas tecnologias pode ser vantajoso nos estudos interativos dos conteúdos, fazendo com que a aula se torne mais atraente e fazendo com que o aluno participe mais.

Recentemente os professores da rede estadual do Paraná tem contado com uma nova ferramente para auxiliar no registro de chamada e de atividades. Eles realizam a chamada no início da aula e posteriormente postam o conteúdo aplicado naquela aula, e se houver alguma atividade avaliativa é necessário fazer o registro, o que faz com que facilite a vida do professor na hora da realização dos fechamentos de notas.

A escola pode trabalhar de diversas maneiras, as duas principais:  é recorrer a objetos digitais, como animações, imagens, vídeos, para dar um auxilio as aulas. E a outra é fazer com que o aluno pesquise na internet, sob supervisão do professor, que orientará sobre como encontrar tais informações a qual é pertinente a aula e que sejam de fontes confiáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário