FERRAMENTAS TECNOLOGICAS
COM ALUNOS DE INCLUSÃO
Por Gislaine O.C.do Espírito Santo RU
1348946
Polo – Sitio Cercado Curitiba
Data
29/08/2017)
www.assistiva.com.br
Algumas ferramentas tecnológicas
podem ajudar na inclusão de alunos com deficiência na escola.
Imaginem
se todas as escolas tivessem uma tecnologia que permite os alunos com
deficiência se comunicar com os demais? Isto está próximo!
Com
varias tecnologias na área da inclusão as crianças pode se comunicar,ter mais autonomia e nos a
entende-las .Em uma escola no Ceara Dona Serrinha presenciei o manunseio de
materiais adaptados aos portadores de deficiência entre eles o vocalizador que
um recurso eletrônico de gravação que ajuda na comunicação das pessoas do dia a dia.
Foi aplicado nos alunos esta
tecnologia onde o usuário expressa seus sentimentos,pensamentos pressionando as
teclas sobre a s imagens gravadas.”ASSISTIVA.COM.BR”,a criança pode levar uma
vida normal.Temos outros recursos também que ajuda temos a prancha fácil que um
sistema que pode ser baixado gratuito no computador onde o sistema gera figuras,
através delas ao criança pode se comunicar ,para usar este dispositivo a
criança tem que ter controle de tronco pois para ativa -lo, e através da cabeça
o paciente mexe o mouse com a testa pois o
fica calibrado para receber este comando. Vivemos um momento no qual as pessoas com deficiência sabem que têm
direitos, e as escolas e universidades precisam estar preparadas para receber e
atender os alunos especiais. Por lei, eles têm acesso garantido à educação
especial, mas, quando o aluno cego chega à universidade, precisa de
material adequado, e quem atende essa demanda são os núcleos de acessibilidade
das instituições. ”, explica Ana Claudia, que também é coordenadora do Curso de
Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado e
vice-coordenadora do Curso de Graduação em Educação Especial.A
professora,relata que a área de tecnologia assistiva, como é chamada aquela que
proporciona maior autonomia para as pessoas com deficiência, está crescendo, já
existem softwares, por exemplo, que permitem aos tretraplégicos
operar o computador usando comando de voz. Para pessoas com baixa visão e
cegas há os leitores e ampliadores de tela, além dos digitalizadores de texto,
que transformam palavras escritas em sons.
A proposta de usar as tecnologias e
estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente escolar.Por isso,e
importante que as ferramnetas escolhidas promovam a interação entre crianças e
de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento motor,tanto para
movimentos amplos,como para a motricidade fina.Claro que estes benefícios não
substituem outros métodos como atividade de massinha,pintura.Os professores tem
que ser capacitados para para usar este dispositivo em sala de aula.
Não basta incluir, tem que dar acesso e possibilidade
de permanência para os estudantes deficientes”, completa.

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