quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Gislaine Oliveira da Cruz RU 1348946

FERRAMENTAS TECNOLOGICAS COM ALUNOS DE INCLUSÃO
Por Gislaine O.C.do Espírito Santo RU 1348946
Polo – Sitio Cercado Curitiba

Data  29/08/2017)
www.assistiva.com.br



            Algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar na inclusão de alunos com deficiência na escola.

Imaginem se todas as escolas tivessem uma tecnologia que permite os alunos com deficiência se comunicar com os demais? Isto está próximo!
Com varias tecnologias na área da inclusão as crianças pode se  comunicar,ter mais autonomia e nos a entende-las .Em uma escola no Ceara Dona Serrinha presenciei o manunseio de materiais adaptados aos portadores de deficiência entre eles o vocalizador que um recurso eletrônico de gravação que ajuda na comunicação  das pessoas do dia a dia.
Foi aplicado nos alunos esta tecnologia onde o usuário expressa seus sentimentos,pensamentos pressionando as teclas sobre a s imagens gravadas.”ASSISTIVA.COM.BR”,a criança pode levar uma vida normal.Temos outros recursos também que ajuda temos a prancha fácil que um sistema que pode ser baixado gratuito no computador onde o sistema gera figuras, através delas ao criança pode se comunicar ,para usar este dispositivo a criança tem que ter controle de tronco pois para ativa -lo, e através da cabeça o paciente mexe o mouse com a testa pois o  fica calibrado para receber este comando. Vivemos um momento no qual as pessoas com deficiência sabem que têm direitos, e as escolas e universidades precisam estar preparadas para receber e atender os alunos especiais. Por lei, eles têm acesso garantido à educação especial, mas, quando o aluno cego chega à universidade,  precisa de material adequado, e quem atende essa demanda são os núcleos de acessibilidade das instituições. ”, explica Ana Claudia, que também é coordenadora do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado e vice-coordenadora do Curso de Graduação em Educação Especial.A professora,relata que a área de tecnologia assistiva, como é chamada aquela que proporciona maior autonomia para as pessoas com deficiência, está crescendo, já existem softwares, por exemplo, que permitem aos tretraplégicos operar o computador usando comando de voz.  Para pessoas com baixa visão e cegas há os leitores e ampliadores de tela, além dos digitalizadores de texto, que transformam palavras escritas em sons.
    A proposta de usar as tecnologias e estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente escolar.Por isso,e importante que as ferramnetas escolhidas promovam a interação entre crianças e de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento motor,tanto para movimentos amplos,como para a motricidade fina.Claro que estes benefícios não substituem outros métodos como atividade de massinha,pintura.Os professores tem que ser capacitados para para usar este dispositivo em sala de aula.
 Não basta incluir, tem que dar acesso e possibilidade de permanência para os estudantes deficientes”, completa.


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