Por Abel Edson Miguel, RU
1877704, Regiane Vieira de Acacio, RU: 1817459; Sonia Cristina Machado Miguel,
RU 1795816.
Polo Sítio Cercado – Curitiba – PR.
Data: 05/09/2017
VENCENDO A SURDEZ COM O
USO DO SMARTPHONE
https://novaescola.org.br/conteudo/133/conheca-tres-aplicativos-gratuitos-para-ajudar-na-aprendizagem-de-criancas-com-deficiencia
Segundo
o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% dos brasileiros apresentam
algum tipo de deficiência, dos quais 648.921 são alunos frequentam classes
comuns. Além da vontade de superação de suas limitações, são necessárias
políticas públicas que atendam as demandas desse público. As limitações de um
ou outro órgão não pode excluir esse contingente considerável de brasileiros,
pois além de todo cidadão brasileiro merecer um tratamento digno, pois se estes
receberem um tratamento e educação adequada pode expressar seu potencial ao
máximo.
Embora
existam vários aplicativos que ajudam na comunicação de falantes e surdos,
apresentamos aqui o Prodeaf, um aplicativo gratuito para celulares e tabletes
que opera tanto nos sistemas IOS, Android quanto no Windows Phone 8.
O Prodeaf é um aplicativo que traduz a
fala (em português) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para comunicar
com este aplicativo, o usuário insere palavras, frases, texto ou áudios com
reconhecimento de voz dos smartphones ou tabletes, e o aplicativo faz a
tradução automática para Libras. Este aplicativo facilita a comunicação entre
surdos e não surdos, sobretudo entre professores e alunos, pois além de
permitir a comunicação na sala de aula, o professor pode usar o referido aplicativo
para aprender a linguagem de sinais.
Ter um intérprete nas aulas é um
direito do aluno surdo e uma obrigação do Estado, mas muitas vezes isso não
acontece e, portanto, cabe ao professor encontrar um meio para que o aluno
surdo consiga acompanhar e participar das aulas. O aplicativo Prodeaf é
gratuito para download. Caso o aluno não tenha um smartphone que suporte o
aplicativo e a mantenedora da instituição não forneça o aparelho, o professor pode
baixá-lo no seu dispositivo móvel e disponibilizá-lo para o aluno, o que
facilitará a comunicação entre ambos.
O referido aplicativo poderá ser usado nas aulas de Língua Portuguesa e
Geografia. É uma ilusão achar que todo surdo faz leitura labial, e mesmo que
esse faça a referida leitura, há casos que não é possível falar olhando para o
aluno, como é o caso das aulas de campo em Geografia ou apresentação de
trabalhos por parte dos alunos em ambas as disciplinas.
Quando
ocorrer às saídas de campo nas aulas de Geografia é de fundamental importância
que o aluno faço os registros necessários e compreenda as explanações do
professor sobre determinado acidente geográfico, bem como o aluno pode ouvir em
tempo real as aulas ou gravá-las para ouvi-las depois.
Nas
aulas de Língua Portuguesa o aplicativo pode ser usado tanto para interação
entre professor aluno, quanto nas explicações do professor e nas apresentações
de trabalho. O processo é mesmo descrito para as aulas de Geografia, onde o
aluno pode usar o aplicativo tanto para tradução simultânea quanto gravar as
aulas ou apresentações e ouvir depois. No caso específico das apresentações de
trabalhos pelos demais colegas, o aplicativo será de grande valia, uma vez que
nem todo aluno tem o dom de fazer explicações claras e falar olhando para os
interlocutores.
Esta
proposta visa atender apenas uma deficiência, a auditiva, porém é uma solução
prática e não demanda de políticas públicas e nem de investimento. Com este
aplicativo, acreditamos que vamos oportunizar aos alunos surdos as mesmas
condições de compreensão e participação dos demais alunos. Sabemos que há deficiências
que estão além de soluções simples, como por exemplo, portadores de Esclerose
Lateral Amiotrófica, aquela da qual o Stephen Hawking (cientista inglês) é
portador. Para o referido escritor e cosmólogo da Teoria dos Buracos Negros, há
sintetizadores que captam os movimentos musculares do rosto ou os movimentos
dos olhos. No entanto, não podemos condenar futuros escritores, cientistas etc.
ao abandono, quando com soluções simples podemos fazer a diferença. Casos de
sucesso, com a do cientista inglês, mostram que limitações físicas não são justificativas
para condenar milhares de brasileiros à dependência e ao esquecimento, pois
além de não oferecer oportunidades para o desenvolvimento integral das pessoas,
muitos talentos serão abortados antes mesmo de começarem a se desenvolverem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário