Centro
universitário internacional Uninter
Nome:
Marli
Vieira Ricardo
Ru:1315853
Polo: Sitio
Cercado
Tecnologia a serviço da inclusão
Sistema braille, uma tecnologia inovadora para
deficientes visuais.

Imagem internet. (Google)
A
tecnologia deixou a nossa vida mais fácil isso não dá para negar. Antes que era
só uma máquina para ser utilizada para redes sociais, nas grandes e pequenas
empresa. Hoje ela transformar a vida de muito, principalmente aquele que não
tem muito contato com o mundo através da visão. Quando falamos em tecnologia
para aluno incluso na escola, traz mudanças importantes na vida das crianças e
jovens com deficientes visuais através de vários aplicativos que vem mudado o
mundo da visão. Em meio a tantas tecnologias, vamos fala do sistema braille.
Muito além do braile; como a tecnologia tornou a literatura mais acessível e
interessante ao deficiente visual de acordo com o site Giz modo brasil o
sistema braille foi inventado por um rapaz do século XIX chamado Luiz Braille,
que era completamente cego. A história do menino Braille começou quando ele
tinha apenas três anos de idade. Ele brincava na oficina de seu pai em coupavay,
na França, e acabou furando o olho com uma das ferramentas, e ficou totalmente
cego, foi uma tragédia para ele, mais isso foi o motivo de criar o sistema
braille. Hoje em dia, os livros para cegos são normalmente escritos em braille
grau 2 e um sistema que combina letras e as substitui por palavras. Por
exemplo, o sinal para “n” representa
“não”, “ag” alguém, assim por diante. O sistema braille por extenso, ou grau
um, é a escrita letra por letra das palavras um grau mais fácil e porém, mais
lento. Braille e um sistema que e desenvolvido para ler um texto de toque em
vez da visão, foi uma mudança total da vida de que não poderia ver pelos olhos,
mas sentir-se através do toque.
Em Curitiba, uma professora especializada em
educação especial, professora de História do 5º ano do ensino fundamental
juntamente com a coordenação e os demais alunos decidiram experimentar outro
sistema que não seja o braille, como o sistema braille e no qual mais destaca
na escola. Os alunos deficientes visual, não aderiu muito bem a nova
tecnologia, porém o professor achou melhor continuar com mesmo, que os alunos
esta acostumando desde seus primeiros anos inicias. Usar o sistema braille em
sala de aula não só para seus alunos com deficientes visuais, também com os demais,
que ninguém se sinta superior aos outros, que aprendizado do braille não torna
o leitor cego totalmente independente, grande parte do material circula na
sociedade
O
processo de inclusão deve ser iniciado logo nos primeiros anos de vida escolar
da criança, não é algo impossível, a muitas escolas que tem todos o suporte
básico necessário, que seja essencial para o aluno possa aprender, acompanhar
os demais. Os objetivos possíveis de atingir com uso do braille são a
facilidade de comunicação e aprendizagem a capacidade na escrita. As vantagem e
desvantagem que foi diante deste sistema para cegos que a possibilitou as
pessoas a terem acesso a leitura e a escrita levou a portadores de deficiência
visuais passar a ser mais autônomo em casa até mesmo no trabalho. Conforme o
site carta de educação, a desvantagem, graça ao fato de os pontos terem de set
escrito em baixo relevo, de modo que quando a folha e virada esteja em
alto-relevo para a leitura tátil, a escrita tem de ser feita do lado direito
para o esquerdo e os caracteres precisar ser escrito espelhados. Uma pessoa com
deficiência visual que tem acesso à educação e a tecnologia tem uma total
qualidade de vida, hoje em dia algumas matérias da média em alta complexidade
como os livros em braille, software, impressoras em braille, aplicativos de
celular em braille entres demais. Agora os deficientes visuais até sabem como
agir, ele entender os saberes da vida.
Imagem
internet(Google)

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