sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Mayra Dhyana Ribeiro Pereira, RU: 1015424

O ABC TECNOLÓGICO DO AUTISTA.

Mayra Dhyana Ribeiro Pereira, RU: 1015424

Fonte: Saber Mais Uninter Itapevi

O Autismo é uma síndrome muito complexa de se entender por seus diversos níveis de transtorno. A maior problemática do autista é na inclusão social, onde o comportamento o diferencia do restante das pessoas, quem dirá na escola. Pensando nisso e na dificuldade de alfabetização encontrada pelos professores na inclusão, pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas, desenvolveram um aplicativo que, baseando-se em alguns modelos norte americano, auxilia no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno de Espectro Autismo (TEA), é o ABC Autismo.
O aplicativo é um jogo baseado em quatro níveis de dificuldade. Como se fosse um jogo, que a criança pode realizar pelo celular, tablete ou computador, no nível um, a criança aprende habilidades como transposição, o aluno realiza atividades básicas de transposição de figuras da esquerda para suas respectivas sombras à direita. As imagens não possuem créditos e podem ser adicionadas outras, e não possuem muitos detalhes para que não distraiam as crianças. E no nível dois, que compreende habilidades de descriminação, será exigido do aluno o discernimento dos elementos para executar a atividade que é trabalhada em cima da identificação e diferenciação das cores, tamanhos e formas dos elementos dispostos na imagem. O aluno terá que se esforçar, cognitivamente, para discriminar os elementos apresentados e escolher os que estão de acordo com o pedido.
Os dois últimos níveis são mais difíceis para realmente forçar o desenvolvimento e quebrar a rotina que alguns autistas têm como característica predominante. No nível três o aluno desenvolve o raciocínio diferenciando posturas, ações e associações: som e elemento, imagem e imagem, ação e imagem, letra e letra, número e número etc. O quarto e último nível do aplicativo aborda a questão do letramento. É composto por atividades de alfabetização, conhecimento de vogais e consoantes, suas sonoridades, formação de palavras e separação silábica.
A Associação de Amigos Autistas no Estado de Alagoas (AL) utilizou o aplicativo e obteve ótimos resultados com seus alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Foi relatado que o aplicativo é fácil de ser utilizado e compreendido, e também, desperta o interesse e autonomia do aluno autista. O único ponto negativo encontrado foi o som, que acabava atrapalhando os demais alunos, mas é necessária sua presença para que haja a estimulação e interação com o jogo. Uma forma simples e fácil de trabalhar com um aluno que demanda de muita atenção, cuidado e compreensão.

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