O ABC TECNOLÓGICO DO AUTISTA.
Mayra Dhyana Ribeiro Pereira, RU: 1015424
Fonte:
Saber Mais Uninter Itapevi
O Autismo é uma síndrome muito complexa de se
entender por seus diversos níveis de transtorno. A maior problemática do
autista é na inclusão social, onde o comportamento o diferencia do restante das
pessoas, quem dirá na escola. Pensando nisso e na dificuldade de alfabetização
encontrada pelos professores na inclusão, pesquisadores do Instituto Federal de
Alagoas, desenvolveram um aplicativo que, baseando-se em alguns modelos norte
americano, auxilia no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno
de Espectro Autismo (TEA), é o ABC Autismo.
O
aplicativo é um jogo baseado em quatro níveis de dificuldade. Como se fosse um
jogo, que a criança pode realizar pelo celular, tablete ou computador, no nível
um, a criança aprende habilidades como transposição, o aluno realiza atividades
básicas de transposição de figuras da esquerda para suas respectivas sombras à
direita. As imagens não possuem créditos e podem ser adicionadas outras, e não
possuem muitos detalhes para que não distraiam as crianças. E no nível dois,
que compreende habilidades de descriminação, será exigido do aluno o
discernimento dos elementos para executar a atividade que é trabalhada em cima
da identificação e diferenciação das cores, tamanhos e formas dos elementos
dispostos na imagem. O aluno terá que se esforçar, cognitivamente, para
discriminar os elementos apresentados e escolher os que estão de acordo com o
pedido.
Os
dois últimos níveis são mais difíceis para realmente forçar o desenvolvimento e
quebrar a rotina que alguns autistas têm como característica predominante. No
nível três o aluno desenvolve o raciocínio diferenciando posturas, ações e
associações: som e elemento, imagem e imagem, ação e imagem, letra e letra,
número e número etc. O quarto e último nível do aplicativo aborda a questão do
letramento. É composto por atividades de alfabetização, conhecimento de vogais
e consoantes, suas sonoridades, formação de palavras e separação silábica.
A Associação de Amigos
Autistas no Estado de Alagoas (AL) utilizou o aplicativo e obteve ótimos
resultados com seus alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos
Iniciais, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Foi relatado que o
aplicativo é fácil de ser utilizado e compreendido, e também, desperta o interesse
e autonomia do aluno autista. O único ponto negativo encontrado foi o som, que
acabava atrapalhando os demais alunos, mas é necessária sua presença para que
haja a estimulação e interação com o jogo. Uma forma simples e fácil de
trabalhar com um aluno que demanda de muita atenção, cuidado e compreensão.

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