quarta-feira, 13 de setembro de 2017

RU 743108 SORAIA RIBAS FERRARI

MESA DIGITAL - TECNOLOGIA PARA A INCLUSÃO

Por SORAIA STABACH RIBAS FERRARI DOS SANTOS - 743108
Polo – SITIO CERCADO - CURITIBA

Data 13/09/2017



Em 02 de Janeiro de 2016, passou a vigora a lei Brasileira da inclusão, com base nela escolas tiveram que se rever o papel na gestão escolar, diretores, professores, coordenadores e pedagogos tiveram que se adaptar à nova exigência. É preciso que todos busquem alternativas e metodologias que realizem a inserção de qualquer criança com inclusão, facilitando seu ensino aprendizagem e desenvolvimento no ambiente escolar.

            A proposta de utilizar a tecnologia é de grande escala, várias ferramentas, aplicativos e outros meio já estão dispostos para facilitar essa atividade, tendo por objetivo facilitar o aprendizado do aluno e inclui-lo no ambiente escolar. Dessa forma é necessário que as ferramentas escolhidas façam a interação entre os alunos e que de forma lúdica, consiga atingir o seu desenvolvimento. O uso da tecnologia facilita o progresso motor do aluno tanto para movimentos amplos como para a motricidade fina, destacando que é se extrema importância que o aplicativo ou ferramenta escolhida ajude a desenvolver a tomada de decisões, a estimular a paciência e a prender a atenção.
            No Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, a professora Soraia Ribas Ferrari utilizou a mesa digital PlayTable para promover a acessibilidade dos alunos, incluir os diferentes dentro da sala de aula e ainda reduzir as diferenças sociais. Essa tecnologia é eficiente quanto o objetivo é trazer novas formas de aprendizado e desenvolvimento. A professora salienta que se a tecnologia for bem aplicada e aliada ao processo político pedagógico, certamente os alunos conseguem um grande avanço no desempenho escolar.
            A playTable é a primeira mesa digital criada e desenvolvida no Brasil. Ela é totalmente interativa e multidisciplinar, possui jogos e aplicativos que foram desenvolvidos por professores e especialistas em diversas áreas para chegarem ao denominador comum, utilizando a mesma linguagem e a seguir os objetivos exigidos pelo MEC. A tela foi desenvolvida especialmente com sensibilidade ao toque humano e também a outros materiais como plásticos, feltros e metal. Por ser fácil em operar a mesa, prática e objetiva em aprendizado em diversos níveis, além de suas outras características, ela é considerada por todos os especialistas uma eficaz ferramenta para a tecnologia da inclusão.

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