MESA DIGITAL - TECNOLOGIA PARA
A INCLUSÃO
Por SORAIA STABACH RIBAS FERRARI DOS
SANTOS - 743108
Polo – SITIO CERCADO - CURITIBA
Data 13/09/2017
Em 02 de Janeiro de
2016, passou a vigora a lei Brasileira da inclusão, com base nela escolas
tiveram que se rever o papel na gestão escolar, diretores, professores,
coordenadores e pedagogos tiveram que se adaptar à nova exigência. É preciso
que todos busquem alternativas e metodologias que realizem a inserção de
qualquer criança com inclusão, facilitando seu ensino aprendizagem e
desenvolvimento no ambiente escolar.
A proposta de utilizar a tecnologia é de grande escala,
várias ferramentas, aplicativos e outros meio já estão dispostos para facilitar
essa atividade, tendo por objetivo facilitar o aprendizado do aluno e inclui-lo
no ambiente escolar. Dessa forma é necessário que as ferramentas escolhidas
façam a interação entre os alunos e que de forma lúdica, consiga atingir o seu
desenvolvimento. O uso da tecnologia facilita o progresso motor do aluno tanto
para movimentos amplos como para a motricidade fina, destacando que é se
extrema importância que o aplicativo ou ferramenta escolhida ajude a desenvolver
a tomada de decisões, a estimular a paciência e a prender a atenção.
No Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, a professora
Soraia Ribas Ferrari utilizou a mesa digital PlayTable para promover a
acessibilidade dos alunos, incluir os diferentes dentro da sala de aula e ainda
reduzir as diferenças sociais. Essa tecnologia é eficiente quanto o objetivo é
trazer novas formas de aprendizado e desenvolvimento. A professora salienta que
se a tecnologia for bem aplicada e aliada ao processo político pedagógico,
certamente os alunos conseguem um grande avanço no desempenho escolar.
A playTable é a primeira mesa digital criada e
desenvolvida no Brasil. Ela é totalmente interativa e multidisciplinar, possui
jogos e aplicativos que foram desenvolvidos por professores e especialistas em
diversas áreas para chegarem ao denominador comum, utilizando a mesma linguagem
e a seguir os objetivos exigidos pelo MEC. A tela foi desenvolvida especialmente
com sensibilidade ao toque humano e também a outros materiais como plásticos,
feltros e metal. Por ser fácil em operar a mesa, prática e objetiva em
aprendizado em diversos níveis, além de suas outras características, ela é
considerada por todos os especialistas uma eficaz ferramenta para a tecnologia
da inclusão.

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