quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Maria Ivone Faria - RU 1817673

Escola obtém sucesso com uso de aplicativo em sala de aula para inclusão de aluno autista

Por Maria Ivone Faria - RU 1817673
Polo – Sítio Cercado - Curitiba
Data - 13/09/2017

O aplicativo “ABC Autismo” é de fácil acesso e manuseio simples, pode ser baixado gratuitamente em tablets e smart fones, em formato de jogos educativos estimula o interesse e a concentração do aluno.
Na escola municipal de ensino fundamental “Jardim das Flores”, na turma da professora Karen com vinte e seis alunos da 2ª série, estuda o “Carlos”, este aluno tem uma síndrome chamada de “autismo”, e os diagnósticos comprovaram um grau de comprometimento significativo e isto compromete bastante o desempenho dele para acompanhar seus colegas em sala.
A professora Karen preocupada em repassar os conhecimentos de forma que todos tenham a aprendizagem, procurou conhecimentos sobre a síndrome de Carlos e encontrou através de sua pesquisa o aplicativo “ABC Autismo”. Sendo que a dificuldade de aprendizagem da criança autista se dá pela dificuldade de memorização, outras dificuldades de grafismo ao fazer a forma das letras, por exemplo, e também necessitam de ajuda quanto à socialização. No aplicativo a aprendizagem se faz mais pelo visual, o aplicativo também ajuda muito para prender a atenção e permanecer concentrado por um período de tempo razoável, isso enquadrou ao perfil de Carlos e pela qualidade e facilidade que o mesmo oferece no manuseio.
A dificuldade maior foi de poder oferecer o tablet ao aluno, Karen teve o apoio da escola através da APPS (Associação de Pais e Professores), que fizeram uma campanha para arrecadar os recursos e obtiveram sucesso. E assim foi possível contemplar todos os alunos com um tablet, a qual também            poderão usar para fazer outras atividades, como pesquisa e aplicativos de aprendizagem.
Carlos apresentou uma boa aceitação com os novos métodos e se adaptou rapidamente no uso do aplicativo, a professora relata que o mesmo já vem apresentando melhora na coordenação motora para encaixar objetos, além de vários outros indícios de interação e melhor concentração no desempenho em atividades e interação com os colegas.   
O projeto deste aplicativo foi desenvolvido por Mônica Ximenes, no formato de jogos com quatro níveis e premiação de estrelas a cada fase ultrapassada, nos dois primeiros níveis as atividades são de discriminação e transposição. A partir do terceiro nível as atividades ficam mais complexas exigindo um maior raciocínio pelo usuário envolvendo mais questões de letramento (separação de sílabas conhecimento de vogais e formação de palavras), proporcionando uma aceleração no aprendizado e de algumas habilidades.
Em seu relato Mônica diz que o aplicativo trabalha com um ensino estruturado. É um jogo que utiliza fundamentos de abordagem “TEACCH”, uma tecnologia que ajuda o usuário a jogar, auxiliando o processo de aprendizagem, com um programa mundialmente utilizado para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com transtornos de desenvolvimento.
 E assim não somente Carlos foi beneficiado como também os demais alunos, os professores da escola e a comunidade, pois todos tiveram que superar limites numa ação conjunta onde trouxe benefícios a toda comunidade.   
Com a inclusão digital, dando acesso a ferramentas tecnológicas de informação, comunicação aplicada na área de educação, muito pode favorecer a aprendizagem.


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