Escola obtém sucesso com
uso de aplicativo em sala de aula para inclusão de aluno autista
Por Maria Ivone Faria - RU 1817673
Polo – Sítio Cercado - Curitiba
Data - 13/09/2017
O aplicativo “ABC
Autismo” é de fácil acesso e manuseio simples, pode ser baixado gratuitamente em
tablets e smart fones, em formato de jogos educativos estimula o interesse e a
concentração do aluno.
Na escola municipal de
ensino fundamental “Jardim das Flores”, na turma da professora Karen com vinte
e seis alunos da 2ª série, estuda o “Carlos”, este aluno tem uma síndrome chamada
de “autismo”, e os diagnósticos comprovaram um grau de comprometimento
significativo e isto compromete bastante o desempenho dele para acompanhar seus
colegas em sala.
A professora Karen preocupada
em repassar os conhecimentos de forma que todos tenham a aprendizagem, procurou
conhecimentos sobre a síndrome de Carlos e encontrou através de sua pesquisa o
aplicativo “ABC Autismo”. Sendo que a dificuldade de aprendizagem da criança
autista se dá pela dificuldade de memorização, outras dificuldades de grafismo
ao fazer a forma das letras, por exemplo, e também necessitam de ajuda quanto à
socialização. No aplicativo a aprendizagem se faz mais pelo visual, o
aplicativo também ajuda muito para prender a atenção e permanecer concentrado por
um período de tempo razoável, isso enquadrou ao perfil de Carlos e pela
qualidade e facilidade que o mesmo oferece no manuseio.
A dificuldade maior foi
de poder oferecer o tablet ao aluno, Karen teve o apoio da escola através da
APPS (Associação de Pais e Professores), que fizeram uma campanha para
arrecadar os recursos e obtiveram sucesso. E assim foi possível contemplar
todos os alunos com um tablet, a qual também poderão usar para fazer outras atividades,
como pesquisa e aplicativos de aprendizagem.
Carlos apresentou uma
boa aceitação com os novos métodos e se adaptou rapidamente no uso do
aplicativo, a professora relata que o mesmo já vem apresentando melhora na
coordenação motora para encaixar objetos, além de vários outros indícios de
interação e melhor concentração no desempenho em atividades e interação com os
colegas.
O projeto deste
aplicativo foi desenvolvido por Mônica Ximenes, no formato de jogos com quatro
níveis e premiação de estrelas a cada fase ultrapassada, nos dois primeiros
níveis as atividades são de discriminação e transposição. A partir do terceiro
nível as atividades ficam mais complexas exigindo um maior raciocínio pelo
usuário envolvendo mais questões de letramento (separação de sílabas
conhecimento de vogais e formação de palavras), proporcionando uma aceleração
no aprendizado e de algumas habilidades.
Em seu relato Mônica diz
que o aplicativo trabalha com um ensino estruturado. É um jogo que utiliza
fundamentos de abordagem “TEACCH”, uma tecnologia que ajuda o usuário a jogar,
auxiliando o processo de aprendizagem, com um programa mundialmente utilizado
para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com transtornos de
desenvolvimento.
E assim não somente Carlos foi beneficiado
como também os demais alunos, os professores da escola e a comunidade, pois
todos tiveram que superar limites numa ação conjunta onde trouxe benefícios a
toda comunidade.
Com a inclusão digital,
dando acesso a ferramentas tecnológicas de informação, comunicação aplicada na
área de educação, muito pode favorecer a aprendizagem.
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