segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Aplicativo revolucionara o ensino a pessoas surdas, RU 1603142, Nome Josiane Rochemback


APLICATIVO REVOLUCIONA O ENSINO PARA PESSOAS SURDAS
Por Josiane Rochemback, RU 1603142
Polo – Sítio Cercado, Curitiba, Pr.
Data 13/09/2017


 

                                               Fonte:  Imagens do Aplicativo.

Foi lançado em 18/04/2013, um aplicativo que revolucionará a educação inclusiva para pessoas surdas, para smartphones que transforma voz em linguagem de sinais. Este aplicativo foi desenvolvido por alunos do mestrado em Ciências da Computação da Universidade Federal de Pernambuco, o app capta a voz do interlocutor, em português, e através de um avatar reproduz a fala em libras.
O software foi criado há 2 anos e agora com sua versão móvel, estará ajudando pessoas necessidades especiais no caso com surdez, levar a inclusão e acessibilidade para milhares de surdos de todo o Brasil.  E de acordo com o site do aplicativo, em apenas 48 horas foram realizados 3,5 mil downloads.
O ProDeaf Móvel foi o primeiro aplicativo tradutor para a Língua Brasileira de Sinais. Com este aplicativo de bolso está sendo possível traduzir automaticamente pequenas frases de português para Libras através de texto escrito ou reconhecimento de voz e facilitar seu aprendizado desta língua de sinais.
Esta seção tem como interesse apresentar a perspectiva inclusiva acerca da pessoa surdo, seguida da definição de dois aplicativos de tradução de Língua Portuguesa para Libras. Embora a proposta educacional inclusiva, em que se direciona à pessoa surda, seja a do bilinguismo (Brasil, 2008), temos escolas que ainda não apresentam estrutura necessária  para permitir ao surdo interações sociais efetivas, para um melhor aprendizado, por meio de sua língua materna. Para isso, Vygotsky (2010) “aponta como deficiente o contexto social que não atende à demanda do sujeito que apresenta alguma alteração biológica frente as suas necessidades cotidianas”.
Entende que os usos que os sujeitos ouvintes ou surdos fazem das ferramentas expande o objetivo inicial proposto por seus desenvolvedores. A obtenção de vocabulário em Português ou Libras é um exemplo. Os surdos revelaram uma variedade de finalidades ao utilizar as ferramentas como: realizar consulta médica ou tradução de letras de músicas para Libras.
Com relação à facilidade de uso e manuseio do aplicativo, destacamos depoimentos como: “considero uma ótima ferramenta (...) é muito fácil de instalar e o download é grátis” (Professor Ouvinte) e “é um aplicativo muito fácil de usar, pois funciona pelo teclado ou pela voz.”. (Professor Ouvinte).
Os sujeitos surdos ficam impressionados com a variedade tecnológica dos aplicativos diante da realidade de comunicação de um surdo, logo, afirmando que são de grande importância para o estabelecimento da interação entre surdos e ouvintes.

Os ganhos relatados pelos sujeitos em relação a autonomia, vão além das interações sociais cotidianas sócio afetiva. Pessoas surdos mencionaram benefícios individuais em relação a elementos que envolvem a intimidade e construção da identidade da pessoa ao utilizar os aplicativos: “Tem frase que é segredo não vou mostrar para ouvinte explicar para mim, o ProDeaf me ajuda” (Sujeito Surdo) ou ainda “Para os surdos que tem duvida em alguma palavra de português que poderia usar esse aplicativo que vai traduzir em Libras sem vergonha de pedir alguém o significado da palavra”.

Após observar a de utilização dos aplicativos, pode-se considerar que os mesmos são capazes de contribuir para a inclusão social da pessoa surda,  dos quais depende o acesso aos mesmos, uma vez que esses podem representar barreiras para pessoas que não possuam equipamentos compatíveis, acesso à Internet sem fio, ou ainda, que não possuam fluência no uso de tecnologias digitais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário