segunda-feira, 4 de setembro de 2017

RU 1391450 ROSANGELA M FARIAS - RU 1376034 RENATA FERNANDES




PLAY TABLE

Nome: Renata Fernandes 1376034
Rosangela Maria Farias 1391450
Polo: Sitio Cercado – Curitiba Pr
Data: 28-07-2017


Quando se fala em aprendizado e inclusão escolar, sabemos que há uma grande barreira que vamos encontrar a nossa frente, pois não somente nas estruturas predial escolar, como também de professores capacitados a trabalhar com crianças de inclusão, temos também a falta de compreensão da família que muitas vezes acham que o desafio do aprendizado e educação deve ser responsabilidade somente da escola. O envolvimento dos pais é fundamental para o aprendizado, e continuidade do desempenho perante as dificuldades no desenvolvimento do educando.
Atualmente além do Plano de Ensino Individualizado (PEI - da Lei 13.146/2015), na qual ,os pedagogos e responsáveis desenvolvem um currículo de planejamento e metas para esses alunos de inclusão, temos uma grande aliada, a tecnologia,
que através de suas ferramentas, auxilia no desenvolvimento e da suporte as necessidades de cada individuo.
Entre tantos recursos existentes, a professora Regiane tem disponível em sua sala de aula, a mesa digital Play Table, que é utilizada todos os dias, durante 50 minutos, com sua aluna inclusa Gabriele, que tem quadriplegia, decorrente de uma Paralisia Cerebral, que está no processo de alfabetização. Os aplicativos dispostos na mesa tem como objetivo a aprendizagem, o reconhecimento das letras do alfabeto, associadas a imagens, e as famílias silábicas. Ela ainda utiliza essa ferramenta, com as crianças que tem dificuldade de aprendizagem. O envolvimento do aluno com a ferramenta, desperta a curiosidade, perante os desafios, e ainda estimula o raciocínio lógico, a memória e a atenção, ativando suas habilidades cognitivas. A ferramenta acaba tornando o processo de ensino e aprendizagem mais divertido e prazeroso.
A Play Table possui jogos e aplicativos conduzido por professores e profissionais, a mesa tem uma tela sensível ao toque manual do aluno, é uma ferramenta de fácil manuseio desenvolvido, para vários níveis de aprendizado, e no processo de integração das crianças com deficiência motora auditiva e psíquica, como o Autismo, Síndrome de Down, TDA/H, entre outras. Essa tecnologia desenvolve a habilidade cognitiva e a coordenação motora, pode ser utilizada por crianças a partir dos três anos de idade, até a educação infantil. O aluno pode utilizar a mesa sozinho se tiver condições de manuseá-la, ou ,se necessário pode ser utilizada em grupos. Os conteúdos que se encontram na mesa trazem informações com base nas diretrizes curriculares do MEC. Além de ter disponível os conteúdos para alfabetização, tem matérias específicas como, matemática, ciências, artes, historia etc.Os jogos e aplicativos possuem três níveis, fácil, normal, e avançado que acompanha e indica o desenvolvimento do aluno durante todo o processo, e conforme a criança vai se aperfeiçoando, o grau de dificuldade vai aumentando.

A tecnologia aplicada de forma correta em sala de aula poderá trazer resultados positivos, como o bom rendimento escolar e o desenvolvimento lúdico, porém, o professor deve ser cauteloso ao utilizar essa ferramenta, para não causar um distanciamento entre os alunos. Utilizando a tecnologia e sua prática em sala para enfrentar os desafios da aprendizagem e da inclusão que sempre vão estar presente na rotina escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário