PLAY
TABLE
Nome: Renata
Fernandes 1376034
Rosangela Maria
Farias 1391450
Polo: Sitio Cercado –
Curitiba Pr
Data: 28-07-2017
Quando se fala em
aprendizado e inclusão escolar, sabemos que há uma grande barreira que vamos
encontrar a nossa frente, pois não somente nas estruturas predial escolar, como
também de professores capacitados a trabalhar com crianças de inclusão, temos
também a falta de compreensão da família que muitas vezes acham que o desafio
do aprendizado e educação deve ser responsabilidade somente da escola. O
envolvimento dos pais é fundamental para o aprendizado, e continuidade do
desempenho perante as dificuldades no desenvolvimento do educando.
Atualmente além do
Plano de Ensino Individualizado (PEI - da Lei 13.146/2015), na qual ,os
pedagogos e responsáveis desenvolvem um currículo de planejamento e metas para
esses alunos de inclusão, temos uma grande aliada, a tecnologia,
que através de suas
ferramentas, auxilia no desenvolvimento e da suporte as necessidades de cada
individuo.
Entre tantos recursos
existentes, a professora Regiane tem disponível em sua sala de aula, a mesa
digital Play Table, que é utilizada todos os dias, durante 50 minutos, com sua
aluna inclusa Gabriele, que tem quadriplegia, decorrente de uma Paralisia
Cerebral, que está no processo de alfabetização. Os aplicativos dispostos na
mesa tem como objetivo a aprendizagem, o reconhecimento das letras do alfabeto,
associadas a imagens, e as famílias silábicas. Ela ainda utiliza essa
ferramenta, com as crianças que tem dificuldade de aprendizagem. O envolvimento
do aluno com a ferramenta, desperta a curiosidade, perante os desafios, e ainda
estimula o raciocínio lógico, a memória e a atenção, ativando suas habilidades
cognitivas. A ferramenta acaba tornando o processo de ensino e aprendizagem
mais divertido e prazeroso.
A Play Table possui
jogos e aplicativos conduzido por professores e profissionais, a mesa tem uma
tela sensível ao toque manual do aluno, é uma ferramenta de fácil manuseio
desenvolvido, para vários níveis de aprendizado, e no processo de integração
das crianças com deficiência motora auditiva e psíquica, como o Autismo,
Síndrome de Down, TDA/H, entre outras. Essa tecnologia desenvolve a habilidade
cognitiva e a coordenação motora, pode ser utilizada por crianças a partir dos
três anos de idade, até a educação infantil. O aluno pode utilizar a mesa
sozinho se tiver condições de manuseá-la, ou ,se necessário pode ser utilizada
em grupos. Os conteúdos que se encontram na mesa trazem informações com base
nas diretrizes curriculares do MEC. Além de ter disponível os conteúdos para
alfabetização, tem matérias específicas como, matemática, ciências, artes,
historia etc.Os jogos e aplicativos possuem três níveis, fácil, normal, e
avançado que acompanha e indica o desenvolvimento do aluno durante todo o
processo, e conforme a criança vai se aperfeiçoando, o grau de dificuldade vai
aumentando.
A tecnologia aplicada
de forma correta em sala de aula poderá trazer resultados positivos, como o bom
rendimento escolar e o desenvolvimento lúdico, porém, o professor deve ser
cauteloso ao utilizar essa ferramenta, para não causar um distanciamento entre
os alunos. Utilizando a tecnologia e sua prática em sala para enfrentar os
desafios da aprendizagem e da inclusão que sempre vão estar presente na rotina
escolar.

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